De forma a relembrar a importância do terramoto e, sobretudo, torná-lo num acontecimento pedagógico, recriado através de uma experiência interativa e imersiva, o Quake permite a todos os que passarem por este espaço vivenciar o terramoto de 1 de novembro de 1755, em pleno século XXI.

Ligar passado, presente e futuro foi o principal desafio da equipa, liderada por Ricardo Clemente e Maria Marques. “Centenas de pessoas trabalharam dia e noite para dar vida a este centro e à magnitude dos acontecimentos nele retratados, nunca descurando a complexidade e a riqueza de todos os detalhes trazidos para o presente, cumprindo sempre o rigor histórico e científico dos factos”, explicam os fundadores do Centro. 


História, entretenimento e rigor científico “unem-se para proporcionar uma experiência memorável, durante cerca de uma hora e meia, distribuída por mais de dez salas tecnológicas e totalmente didáticas”, referem os fundadores. À parte da experiência de entretenimento que o formato imersivo propõe, o objetivo é também “informar e preparar a população para um eventual novo sismo, evitando uma tragédia à larga escala, como a que os Lisboetas viveram em 1755”, acrescentam.

O trabalho dos sismólogos Susana Custódio e Luís Matias, bem como do historiador e escritor André Canhoto Costa, foi fundamental para construir os pilares que sustentam todo o conceito do Quake. Marta Pisco, produtora de teatro, foi a responsável por coordenar o processo criativo, articulando a produção desta experiência, com os conteúdos científicos e históricos apresentados pelos especialistas.

Terramoto originou mudança de mentalidade na sociedade da época

Este acontecimento tornou-se num marco na história da cidade de Lisboa, não só pelo impacto que teve na geografia da cidade, com a reconstrução total da zona da Baixa, mas também pela mudança de mentalidade que despoltou naquela época. Surgiram deste evento os primeiros estudos científicos sobre a temática sismológica e os seus efeitos, pensadores e filósofos orientaram, desde então, as suas teses para a possibilidade da existência de uma força natural não comandada por Deus, uma mudança de pensamento quase radical para a altura, que moldou e definiu a sociedade para sempre.

O Centro está preparado para receber pessoas de várias idades, no entanto, a sua experiência não é aconselhável a menores de seis anos. As visitas devem ser agendadas, para assegurar o dia/hora mais desejado.

Os bilhetes podem ser comprados aqui.