A literatura tem muitos propósitos. Pode levar-nos a viajar para mundos mágicos ou pode ajudar-nos a compreender quem nos rodeia. Pode servir para nos avisar de um perigo, mostrando-nos uma possibilidade que não antevimos. Pode oferecer-nos empatia por situações que nunca atravessaríamos ou pode mostrar-nos uma sensibilidade que estava ainda por descobrir.

Deixamos-te aqui sete romances em que as personagens principais são estudantes. Com qual te identificas mais? E qual é a que te é mais distante?

 

#1 À Espera no Centeio, J.D. Salinger (1951)


capa catcher in the rye13868e6e destaque 2col

Holden Caulfield poderá não ser um excelente aluno, mas tem sido uma leitura obrigatória para qualquer adolescente desde a publicação de À Espera no Centeio, principalmente devido às temáticas da angústia e da alienação, bem como a sua crítica à superficialidade da sociedade. Expulso da sua escola, Holden passeia-se por Nova Iorque durante três dias, explorando os meandros da pequenez humana, e a sua odisseia acaba por tornar-se a nossa.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#2 Retrato do Artista quando Jovem, James Joyce (1916)


aportraitoftheartist e1482340449621

Esta obra segue a vida de Stephen Dedalus enquanto cresce e se vai desenvolvendo, culminando no seu despontar enquanto artista. Como seria de esperar, há um grande enfoque na vida escolar de Stephen, desde um colégio de jesuítas até à vida universitária. O próprio estilo da escrita evolui com a idade da personagem, procurando assim refletir o seu estado de espírito e as suas inquietações.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#3 O Jovem Törless, Robert Musil (1906)


461645e8 04ed 4a5b bba2 ac37140fce00. CR01970300 PT0 SX970 V1

Na verdade, o título em alemão poderia ser traduzido como As Confusões do Jovem Törless, o que ganha relevância quando constatamos que é precisamente do que esta obra trata: as confusões interiores de um jovem aluno de um colégio interno austríaco. O jovem Törless procura compreender os valores morais da sociedade e o seu significado, nesta história desinibida, que não se poupa a retratar o bullying entre colegas.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#4 Crime e Castigo, Fyodor Dostoyevsky (1866)


71gLFCK1WiL

Um dos “romances psicológicos” mais famosos de Dostoyevsky, Crime e Castigo centra-se na angústia mental e nos dilemas morais de Raskolnikov, um estudante pobre em São Petersburgo, que engendra um plano para cometer um crime “justificado”. A culpa e a paranoia que se seguem conduzem o leitor por uma viagem voraz pela cidade decadente e pelas profundezas do abismo humano.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#5
O Senhor das Moscas, William Golding (1954)

Fi M Top10 Lord of the Flies Mojo Notes 480i60

Um bando de alunos ingleses são os únicos sobreviventes de um desastre de avião, que os deixa sozinhos e abandonados numa ilha deserta. Se, a princípio, ficam maravilhados com o facto de não terem qualquer supervisão e procuram forjar a sua própria sociedade, a realidade depressa toma conta deles e traz à tona o seu lado mais primitivo. As tensões entre as dinâmicas de grupo e a individualidade de cada um, entre as reações emocionais e racionais e entre a moralidade e imoralidade asseguram que esta é uma leitura recheada de ação e de matéria para reflexão.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#6
Sinais de Fogo, Jorge de Sena (1979)


250x

Uma das melhores obras alguma vez escritas na língua de Camões, Sinais de Fogo conta a história do estudante Jorge e a maior parte da ação decorre no verão de 1936, na Figueira da Foz, para onde vai passar férias em casa de um tio. Aí se apaixona por Mercedes; desperta para a política e se descobre como poeta. História de iniciação e romance inacabado, Sinais de Fogo é um marco na literatura portuguesa pelos seus excessos e transgressões, bem como pela capacidade de mostrar a vida tal como ela é: contraditória e paradoxal, sagrada e profana, superior e mesquinha.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#7 O Sétimo Herói, João Aguiar (2004)


O Setimo Heroi

Para quem sonha viajar para mundos fantásticos e repletos de magia, O Sétimo Herói de João Aguiar é a agência de viagens certa. Jorge tem 18 anos e, em bom rigor, é uma excelente definição do que é um nerd: usa óculos, é apaixonado pela leitura e sofre de uma crónica timidez junto das raparigas. As suas aventuras no mundo mágico de Lysitaya são uma reviravolta inesperada, onde encontrará elfos, monstros, princesas e dragões (nomeadamente um dragão que adora fazer palavras cruzadas!), sempre descritas com um sentido de humor muito característico.