Em junho de 1957, todos os habitantes negros da cidade fictícia de Sutton decidem recolher os seus pertences e partir. A pé ou de autocarro, partem com destino incógnito. É este o ponto de partida do romance "Um Tambor Diferente", publicado em 1962 por William Melvin Kelley e que a Quetzal edita agora para o mercado português. Quase sessenta anos depois, "Um Tambor Diferente" é editado pela Quetzal Editores, com tradução e prefácio de Salvato Teles de Menezes, estando disponível nas livrarias a 14 de janeiro.

 

 

"Mais do que um brilhante primeiro romance de um jovem escritor negro, trata-se de uma parábola que estuda algumas das profundas implicações espirituais da luta dos negros por direitos civis completos e por um estatudo humano integral no mundo de hoje", escreveu o autor e monge trapista Thomas Merton sobre este romance.

William Melvin Kelley foi um escritor afroamericano que ficou conhecido pelas suas explorações satíricas das relações raciais nos Estados Unidos da América. Morreu em fevereiro de 2017, em Nova Iorque, aos 80 anos, sendo descrito pela revista The New Yorker como "o gigante perdido da literatura americana".