21 885 47 30 | geral@forum.pt

Projeto para uma lâmina de barbear a laser juntou 4 milhões de dólares de financiamento através de crowdfunding em menos de um mês. Até que a campanha foi suspensa pela Kickstarter.

A 21 de setembro, era apresentado ao mundo o projeto “Skarp Laser Razor: barbear no século 21”. Os autores prometiam o desenvolvimento de uma lâmina que, através de um pequeno laser, “corta rente e sem irritar ou danificar a pele”.

“Utilizamos a mesma tecnologia para barbear há 5000 anos”, alertavam os criadores, “para conseguir algum progresso, necessitamos de adoptar uma abordagem radical”.

O valor inicial foi rapidamente ultrapassado (40 mil dólares nas primeiras horas) e, até ao dia de ontem, mais de vinte mil backers juntaram um valor total de cerca de 4 milhões de dólares.

Entretanto, as pessoas que apoiaram a construção deste projeto receberam um email da Kickstarter dizendo que a lâmina a laser estava em “violação da regra de ser necessário um protótipo funcional dos produtos físicos que são oferecidos como recompensas”.

O vídeo do protótipo colocado online pela Skarp empresa responsável pelo projeto – evidencia que, à época, a empresa estava ainda longe dos objetivos pretendidos. 

Em declarações ao portal The Verge, o CIO da Skarp, Pearce-Owen, ressalvou que a empresa foi “incrivelmente clara” ao afirmar que o modelo visto no vídeo é apenas um protótipo. “Para produzir os resultados que discutimos na nossa apresentação, necessitamos de uma fibra de alta performance”, realçou.

Entreatanto, a empresa realocou a sua campanha numa outra plataforma de crowdfunding – a Indiegogo – que não tem as mesmas regras quanto à necessidade de um protótipo funcional. De resto, esta não é a primeira vez que tal acontece.

Na Indiegogo, em apenas um dia, a lâmina juntou 227 mil dólares, ultrapassando a meta de 160 mil dólares. A reação da Skarp – a empresa responsável pelo projeto – foi divulgada através da sua página de Facebook, dizendo aos seus apoiantes “para não se preocuparem”, reafirmando o deadline de entrega para a primavera de 2016.

{module Pub}

{module Always On}

Pub Lisboa Games Week
Pub Glion2
Pub Megafinalistas
Últimas - Tecnologia
Tecnologia
17 Outubro 2019

O novo teclado ótico para portátil presente no Razer Blade 15 dá aos jogadores uma vantagem incrível com atuação super-rápida.

Tecnologia
08 Outubro 2019

A Kaspersky Academy promove uma competição internacional que desafia estudantes de todo o mundo a desenvolverem novas ideias na área da cibersegurança. Inscrições até 25 de outubro.

Tecnologia
27 Setembro 2019

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou esta semana uma campanha de divulgação da Linha Internet Segura (LIS). O gestor operacional da LIS, Ricardo Estrela, explica em que situações este serviço pode ser útil e revela quais os fenómenos que se registam com maior frequência, no caso dos jovens.