21 885 47 30 | geral@forum.pt

Na apresentação oficial do programa da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a 21 de setembro, o CineEco propõe uma viagem cinemática sobre o poder de transformação da Água, com a exibição de um dos grandes filmes ambientais do momento.

“Aquarela" tem a particularidade de ter sido filmado em 96 frames/segundo. Trata-se do despertar visceral do realizador Victor Kossakovsky sobre a impotência do ser humano em reagir à força e caprichos do elemento vital da Terra – a Água, um filme aclamado no Festival de Veneza.

Em ano do 25º aniversário do mais antigo Festival de Cinema Ambiental do mundo, o único em Portugal que versa sobre a temática das problemáticas ambientais e a emergência climática, o CineEco dá assim o mote à grande festa do cinema. A apresentação oficial do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela acontece no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, pelas 21h30. A sessão é aberta ao público. 

O CineEco decorre este ano de 12 a 19 de outubro, com uma vasta programação composta pelas mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais e conta com uma Seleção Oficial de 80 filmes, de 20 países, que abordam questões inerentes ao Ambiente e à Emergência Climática, uma reflexão geral sobre o impacto da ação do Homem na Terra.

Em ano de “Bodas de Prata”, Mário Branquinho, diretor do CineEco, sublinha “que este Festival pugna pela necessidade crescente de educar e consciencializar o público, em particular os mais jovens, prova disto são os Workshops, as Ecotalks deste ano - autênticos encontros de gerações, de profissionais – ou ainda a iniciática CineEco nas Escolas do concelho”. “Este é o evento mais internacional da região, que ano após ano tende a transformar-se num movimento e até num agente para a mudança. O Festival é atualmente um importante instrumento de afirmação cultural e ambiental em Seia e concelhos vizinhos, com significativa implementação e visibilidade no país e no mundo”, reitera o responsável.

Pelo segundo ano consecutivo, o CineEco 2019 e a Green Film Network (GFN), com o apoio do Turismo Centro Portugal, organizam a 2ª edição do Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente, de 12 a 14 de outubro.

O CineEco 2019 é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. É co-financiado pelo Fundo Ambiental no âmbito do Aviso Educarte: Educar para o Território, tem o apoio do Turismo de Portugal e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e conta como patrocinador principal a Lipor. É um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo e membro fundador e da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental.

 

Pub Glion2
Pub Lisboa Games Week
Pub Megafinalistas
Últimas - Cinema e TV
Cinema e TV
18 Outubro 2019

'Outra Escola' estreia a 27 de outubro, às 18h55, na RTP2. Em 13 episódios dá voz a alunos, pais e professores.

Cinema e TV
17 Outubro 2019

Kit Harinton, o Jon Snow de 'A Guerra dos Tronos', é o protagonista deste drama com estreia agendada nas salas nacionais a 31 de outubro.

Cinema e TV
15 Outubro 2019

A 23 de outubro, à meia-noite, estreia esta série dramática, com laivos de ficção científica. São 8 episódios de 20 minutos narrando um só dia de ação. Luísa Fidalgo é a protagonista/argumentista desta realização de Joana de Bastos Rodrigues.