21 885 47 30 | geral@forum.pt

Plataforma Help2Care é um projeto copromovido pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pelo Centro Hospitalar de Leiria, liderado pelo Instituto Politécnico de Leiria.

A Escola Superior de Saúde de Santarém promoveu a apresentação da plataforma digital Help2Care à comunidade Académica e Instituições parceiras da Escola Superior de Saúde de Santarém. A sessão, que teve como principais objetivos dar a conhecer modelos de capacitação comparticipados e reconhecer as funcionalidades e potencialidades da plataforma Help2Care, contou com a presença do Presidente do IPSantarém, Professor Doutor José Mira Potes, da Subdiretora da Escola Superior de Saúde de Santarém, Professora Doutora Hélia Dias e da Coordenadora do projeto, Professora Doutora Maria dos Anjos Dixe, da Escola Superior de Saúde de Leiria.

A plataforma Help2Care resulta de um projeto de investigação interdisciplinar e colaborativo, que envolve estudantes, docentes, e profissionais de saúde, liderado pelo CiTechCare do Instituto Politécnico de Leiria, e copromovido pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pelo Centro Hospitalar de Leiria.

Este projeto pioneiro visa criar e implementar um modelo de capacitação dos cuidadores e da pessoa dependente para o autocuidado e capacitar os profissionais de saúde para a sua utilização. Como resultado do trabalho desenvolvido, foi criado um manual para o cuidador (em suporte de papel, áudio e formato digital) com texto e imagens acessíveis, bem como um website, uma app e um guião para ser utilizado pelos profissionais de saúde.

Os principais benefícios deste projeto, para a comunidade de cuidadores e pessoas dependentes no autocuidado, prendem-se com a diminuição das complicações de saúde das pessoas dependentes e seus cuidadores informais, que se traduzem numa melhoria da sua qualidade de vida e diminuição da recorrência aos serviços de saúde – com custos económicos associados.

A concretização deste projeto trará ainda implicações para a prática, para a investigação e para o envolvimento do cidadão no desenvolvimento das respostas integradas em saúde, com impacto para as instituições de ensino superior envolvidas: já que potencia o trabalho interdisciplinar entre os estudantes das várias áreas, promovendo as competências para trabalhar em equipa no contexto profissional; para as instituições de saúde, pela possibilidade de disporem de um modelo de capacitação com materiais e plataformas digitais de apoio ao autocuidado integrando as redes formais e informais, que contou com o envolvimento de cuidadores e profissionais de saúde na sua conceção; e para as escolas envolvidas, através do desenvolvimento de competências na área de investigação nos estudantes com projetos que irão ter implicações na comunidade, já que oferece a possibilidade de formação de equipas de investigadores de várias instituições de saúde.

O IPSantarém integra este projeto através da Unidade Orgânica Escola Superior de Saúde, como Copromotor, estando envolvido desde a sua conceção através da participação de dois investigadores: Professor Doutor José Amendoeira, Coordenador da UMIS – Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde, da Escola Superior de Saúde de Santarém e Professor Doutor Mário Silva.

O Help2care inclui conteúdos, entre texto, vídeos exemplificativos, e áudios, acessíveis e de fácil compreensão. Todos os conteúdos da plataforma foram todos produzidos por investigadores, profissionais de saúde e estudantes, e estão em permanente atualização, sendo que a plataforma online e a app incluem feedback dos profissionais de saúde às questões dos utilizadores.

 

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}

 

 

Pub Huawey PSmart+
Pub Guia Pós-Graduações 2019
Pub Guia Prático Estudante 2019
Últimas - Lifestyle
Lifestyle
27 Março 2019

A National Geographic apresenta a 29 de abril, no Porto, a 3.ª edição deste evento que desafia os portugueses a assumirem o compromisso de escolher entre o nosso planeta ou o plástico.

Lifestyle
26 Março 2019

O Dia do Cão regressa ao Canil Municipal de Torres Vedras a 30 de março.

Lifestyle
05 Fevereiro 2019

Concurso marcará presença em 17 cidades de todo o mundo. Os concorrentes enfrentam o desafio de desenhar, em apenas um dia, produtos inovadores relacionados com o espaço de banho.