21 885 47 30 | geral@forum.pt

Serão 52 os artistas que, de 15 de Março a 30 de Abril, irão mostrar as suas criações em Lisboa, Porto e Braga.

O evento estrutura atividades continuadas ao longo de cada dois anos, compostas por residências artísticas, programação, produção, circulação nacional e internacional, e programa educativo, colocando em diálogo as artes visuais, as artes cénicas, a performance e a música.

Nesta 2ª edição, às cidades de Lisboa e do Porto junta-se Braga, como cidade convidada, num gesto que propõe a descentralização da oferta cultural através da expansão da representatividade e visibilidade dos artistas e dos seus projectos. A programação da BoCA deste ano apresenta 22 estreias mundiais e 15 estreias nacionais de obras que apresentam escalas e formatos diversos.

Ao nomes já anunciados de Marlene Monteiro Freitas, Pedro Barateiro, Angélica Liddell e Gabriel Ferrandini, todos com novas criações construídas em contexto especial - juntam-se mais 48 dos quais Marina Abramovic com a instalação “Spirit House”. Em cada edição da BoCA, é apresentada novamente em Portugal uma obra que tenha uma relação histórica, longínqua, com o país. Agora, em 2019, a proposta é repôr em Lisboa uma obra que nasceu há 22 anos, num matadouro municipal das Caldas da Rainha, Em estreia nacional, Beyoncé Mass, de Yolanda Norton, celebração religiosa de adoração feminina que usa a música e a vida pessoal de Beyoncé como uma ferramenta que promove um discurso de empoderamento sobre os marginalizados e esquecidos, particularmente as mulheres negras - as suas vidas, os seus corpos e as suas vozes; o escritor Gonçalo M.Tavares & Os Espacialistas partem do título “Os Animais e o Dinheiro” para apresentar três performances sobre as potencialidades artísticas do quotidiano; o conceituado fotógrafo Wolfgang Tillmans arrisca o seu primeiro live-act em Portugal; Jonathan Uriel Saldanha estreia uma nova criação em parceria com a Universidade Católica do Porto; as INMUNE estarão, pela primeira vez no Porto, na mala voadora e Maus Hábitos; Tania Bruguera apresenta o seu trabalho pela primeira vez em Lisboa: uma nova instalação pensada para o espaço público; o Coro Gulbenkian irá interpretar uma peça de Stockhausen no Lux.

Pub Study Abroad Portugal
Pub ENEGI2019
Pub FCH_2019
Últimas - Artes
Artes
18 Setembro 2019

Espetáculo de dança da Company of Wolves em destaque no MUSCARIUM. Encenador e coreógrafo Ewan Downie irá também dinamizar um workshop de teatro físico aberto ao público.

Artes
16 Setembro 2019

'Time Takes the Time Time Takes, o espetáculo de dança que o Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta a 21 de setembro, às 21h30, na Sala Principal, está inserido na 27.ª Quinzena da Dança de Almada e na Mostra Espanha 2019.

Artes
13 Setembro 2019

Criação de São Castro e António Cabrita abre nova temporada no Teatro Viriato, em Viseu. Para ver a 19 e 20 de setembro, às 21h30.