21 885 47 30 | geral@forum.pt

O Manga Theatre | Teatro Manga estreia-se em Portugal, no Teatro Meridional (Lisboa) com o espetáculo 'A Sacalina'. Projeto teatral, em cena de 6 a 17 de março, abarca ainda um álbum com a banda sonora, dois livros de BD e uma coleção de postais.

O que inspira e orienta o espetáculo 'A Sacalina' é a verídica e atribulada viagem protagonizada, em 1890, pelo icónico autor russo Anton Tchékhov à ilha de Sacalina, o presídio czarista ilhado no oceano pacífico norte... o inferno gelado, ou a Sibéria da Sibéria. A estética do Manga Theatre |Teatro Manga assenta num conceito singular inspirado na obra do pintor japonês Katsushika Hokusai (1760-1849) e na particularidade narrativa da linguagem de banda desenhada manga japonesa. Abraça componentes plásticas oriundas da fusão de linguagens performativas que privilegiam o silêncio, a poesia no espaço e a subversão da imagem.

Alicerçada na cultura contemporânea, a composição cénica de imagens e de sons obedece a uma mecânica de apresentação dramatúrgica explorada pela manga. O “quadradinho” na cena é uma peça indispensável do puzzle, com moldura que raramente é quadrada e dentro da qual a viagem
interior da personagem é mais relevante do que a narrativa da história. O ambiente interior da personagem é mais revelador e dramático do
que a ação que protagoniza. 

O Manga Theatre | Teatro Manga MANG Aé uma estrutura nova que aposta na formação, produção e criação de projetos performativos em
Inglaterra e Portugal. Criada em Inglaterra em 2016, é dinamizada por 3 criadores portugueses e reúne o trabalho de profissionais de
diversas nacionalidades e de diferentes áreas artísticas. Adere a campanhas de crowdfunding «por refletirem um modo transparente, participativo, genuíno e menos seleto que qualquer outro meio de financiamento artístico existente na atualidade. Implica-se neste movimento social direto, fiel e aberto, por ser capaz de envolver proximamente os seus apoiantes na progressão do projeto e gradualmente dar a ver o processo de criação ao público», explicam os responsáveis.

Pub Lisboa Games Week
Pub Megafinalistas
Pub ENEGI2019
Últimas - Artes
Artes
18 Setembro 2019

Espetáculo de dança da Company of Wolves em destaque no MUSCARIUM. Encenador e coreógrafo Ewan Downie irá também dinamizar um workshop de teatro físico aberto ao público.

Artes
16 Setembro 2019

'Time Takes the Time Time Takes, o espetáculo de dança que o Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta a 21 de setembro, às 21h30, na Sala Principal, está inserido na 27.ª Quinzena da Dança de Almada e na Mostra Espanha 2019.

Artes
13 Setembro 2019

Criação de São Castro e António Cabrita abre nova temporada no Teatro Viriato, em Viseu. Para ver a 19 e 20 de setembro, às 21h30.