21 885 47 30 | geral@forum.pt

Maria João Abreu e Diogo Dória são os protagonista deste espetáculo de Rodrigo Francisco, em cena de 15 de março a 7 de abril, na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite.

'Fenda' conta-nos a história de Catarina, uma mulher de sucesso que aparenta ter uma força a toda a prova. Porém, uma fragilidade emocional revela as pontas soltas afectivas dessa mesma força, minada pela culpa e pelo sacrifício de quem subiu na vida a pulso para se lançar no mundo da informação televisiva: um mundo em que a verdade se enreda no que não pode ser noticiado e em que as relações de poder e a competição entre as pessoas prevalecem de modo particularmente violento. Escrito como um thriller psicológico, trata-se de um retrato de uma geração cheia de carências ocultas de vária natureza: pessoas cujas vidas têm por única forma e conteúdo o trabalho que fazem e os troféus que os salários que ganham permitem adquirir.

Em pano de fundo, várias outras problemáticas societais ganham visibilidade, entre as quais as remanescências do colonialismo e os negócios que ainda prosperam na realidade pós-colonial recente e a conformação a uma cultura do consumo que gera uma espécie de falsa classe social única: a dos burgueses, com mais ou menos liquidez (por vezes com muito pouca mesmo), para quem pessoas como Catarina (ou, melhor dizendo, a sua representação mediática) são um modelo.  

Rodrigo Francisco (n. 1981) fez a sua formação teatral com Joaquim Benite, de quem foi assistente de encenação. Estreou-se na escrita para teatro com Quarto minguante (2007), que conheceria uma versão televisiva e duas traduções. Escreveu ainda Tuning (2010), peça nomeada pela SPA para o Prémio de Melhor Texto de Teatro Português estreado nesse ano. Também encenador, é desde 2013 director artístico da Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada.

Adriana Melo, Carlos Fartura, Diogo Dória, João Farraia, João Tempera, Maria João Abreu, Mina Andala e Pedro Walter alinham no elenco nesta peça com cenografia de Jean-Guy Lecat, figurinos de José António Tenente, luz de Guilherme Frazão e som de Miguel Laureano. Os bilhetes para este espetáculo para maiores de 14 anos, com sessões às 21h00 e às 16h (domingos), custam entre 6,5€ a 13€.

Pub Megafinalistas
Pub Study Abroad Portugal
Pub Lisboa Games Week
Últimas - Artes
Artes
18 Setembro 2019

Espetáculo de dança da Company of Wolves em destaque no MUSCARIUM. Encenador e coreógrafo Ewan Downie irá também dinamizar um workshop de teatro físico aberto ao público.

Artes
16 Setembro 2019

'Time Takes the Time Time Takes, o espetáculo de dança que o Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta a 21 de setembro, às 21h30, na Sala Principal, está inserido na 27.ª Quinzena da Dança de Almada e na Mostra Espanha 2019.

Artes
13 Setembro 2019

Criação de São Castro e António Cabrita abre nova temporada no Teatro Viriato, em Viseu. Para ver a 19 e 20 de setembro, às 21h30.