21 885 47 30 | geral@forum.pt

Evento decorre de 29 de agosto a 1 de setembro. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

O Festival, que invoca o passado das Invasões Francesas e a importância das Linhas de Torres Vedras para a derrota de Napoleão, conta com uma vasta programação contemporânea, em que todos os espetáculos têm entrada gratuita. Naquela que é a sua terceira edição, o Festival conta com a Alemanha como país "invasor", o que dá mote a um ciclo de cultura alemã ao longo dos quatro dias do evento.

Os Sete Cabritinhos, Rumpelstilzchen, O Flautista de Hamelin e Hänsel e Grëtel (respetivamente, quinta e sexta, às 17h00, sábado e domingo, às 15h30) são os contos dos Irmãos Grimm que estarão em destaque na Tenda da Cultura Alemã, instalada na Praça Alberto Avelino. Sérgio Paulo é o contador de histórias que promete sessões para toda a família. Já o Fórum das Associações, nas Escadinhas do Quebra Costas, será palco de uma palestra sobre música alemã no domingo, às 16h00. Carlos Pedro Alves irá proporcionar uma "viagem auditiva" ancorada nos principais períodos da história da música ocidental europeia, assim como nos principais nomes da criação musical alemã, tendo sempre presente o desafio de questionar como esta produção musical invadiu, ao longo da história, a música em Portugal.  

O mediador da leitura e performer Paulo Condessa estará no "comando" das Invasões Poéticas que irão circular, literalmente, pelo Festival. Goethe, Heine, Rilke, Schiller, Novalis, Hesse, Brecht darão forma à Leitura Encenada que, todos os dias entre as 19h00 e as 23h00, fará com que poemas e citações circulem de bicicleta pelas ruas do centro histórico. Todos os dias haverá, ainda, uma performance poética de 20 minutos, sempre num palco diferente. Da Alemanha chega o coletivo Theater Titanick, para apresentar Sonnambulo, na quinta-feira, às 23h00, no Parque do Choupal. O coletivo promete conduzir o público por uma espécie de sonho misterioso e surpreendente, em que imagens poéticas e grotescas irão conviver entre si. Uma construção performativa submersiva, fascinante e onírica que coloca o espectador a meio caminho entre o assombro e a esperança.  

Jonas Runa apresenta Space Invaders, sexta-feira e sábado, às 24h00, no Largo Infante D. Henrique (junto ao Chafariz dos Canos). Em causa está uma performance inédita, concebida especificamente para o Festival, que irá contar com o "Oumuamua": um fato de luz criado em colaboração com a designer de moda Alexandra Moura. "Oumuamua" é o nome do primeiro objeto interestelar detetado ao passar pelo Sistema Solar - mensageiro de um passado remoto e distante, que pôde ser alcançado pela humanidade. Ulterior, el viaje (na foto) é o espetáculo de novo circo dos espanhóis Tiritirantes, marcado para sábado, às 22h30, que irá da Praça Alberto Avelino à Praça do Município. Três personagens irão levar o público através de uma viagem pelo tempo. Máquinas prodigiosas e criaturas fantásticas são alguns dos elementos que fascinarão miúdos e graúdos, numa viagem ao futuro plena de animação e surpresas. 

A fechar os destaques da programação contemporânea está a Cie. Créature, de França, com Les Irréels, sábado e domingo, às 18h00, no Parque do Choupal. Nesta performance sem palavras e uma linha narrativa condutora, o espectador é convidado a visitar e experimentar um acampamento de Irréels ao seu próprio tempo e ritmo. Em cada cabana, uma criatura tem muitas surpresas para revelar… Um premiado espetáculo para todo o público que fará a delícia dos mais novos.

O Festival Novas Invasões conta, ainda, com exposições em vários pontos da cidade. O Festival encerra a 1 de setembro com o Cortejo das Luminárias.

Pub ENEGI2019
Pub IPSantarem
Pub Study Abroad Portugal
Últimas - Artes
Artes
18 Setembro 2019

Espetáculo de dança da Company of Wolves em destaque no MUSCARIUM. Encenador e coreógrafo Ewan Downie irá também dinamizar um workshop de teatro físico aberto ao público.

Artes
16 Setembro 2019

'Time Takes the Time Time Takes, o espetáculo de dança que o Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta a 21 de setembro, às 21h30, na Sala Principal, está inserido na 27.ª Quinzena da Dança de Almada e na Mostra Espanha 2019.

Artes
13 Setembro 2019

Criação de São Castro e António Cabrita abre nova temporada no Teatro Viriato, em Viseu. Para ver a 19 e 20 de setembro, às 21h30.