21 885 47 30 | geral@forum.pt

Criação de São Castro e António Cabrita abre nova temporada no Teatro Viriato, em Viseu. Para ver a 19 e 20 de setembro, às 21h30.

Colocar em paralelo a música e o corpo – com todo o seu movimento – torna difícil imaginar se será a dança a revelar as características intrínsecas da música, como se a traduzisse; ou a música que enaltece os movimentos do corpo e o dirige numa gestualidade musical. Tal como os antepassados acreditavam, a música torna os sentimentos visíveis, os movimentos reais: ouvimos a música, criamos a dança. Enaltecemos esta relação eterna e inevitável, mantendo a sua individualidade".

É assim que os criadores São Castro e António Cabrita começam por apresentar a sua última criação, "Last", a peça que abre a nova temporada da Companhia Paulo Ribeiro. Assinada pelos seus dois directores artísticos, estreia no palco do Teatro Viriato já a 19 e 20 de Setembro, às 21h30.

A pouco tempo da celebração dos 250 anos do nascimento de Beethoven, "Last" parte de “The Late String Quartets” para dele fazer o principal condutor da coreografia. A poética e a ousadia do compositor alemão são a principal fonte de inspiração para São Castro e António Cabrita, que se deixaram influenciar pela complexidade da sua obra - ainda tão viva - para fazer nascer um trabalho totalmente dedicado à relação entre o corpo humano e a música.

E para tornar essa relação ainda mais literal e presente, "Last" conta com a interpretação ao vivo do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Composto por Vítor Vieira (1.º violino), Juan Carlos Maggiorani (2.º violino), Jorge Alves (viola) e Teresa Valente Pereira (violoncelo), o Quarteto é um dos agrupamentos mais profícuos em Portugal, desenvolvendo um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa e europeia.

Em "Last", as interpretações são de Ana Moreno, Ester Gonçalves, Guilherme Leal, Miguel Santos e Rosana Ribeiro. A direcção, coreografia, o espaço cénico, o desenho de luz e os figurinos estão a cargo de António Cabrita e São Castro. A direcção técnica e consultoria ao desenho de luz é de Cristovão Cunha.

Os preços dos bilhetes variam entre os cinco e os dez euros, sendo que é permitida a entrada a crianças desde que maiores de seis anos. Mais informações aqui.

"Last" é uma produção da Companhia Paulo Ribeiro e co-produção do Teatro Municipal do Porto, do São Luiz Teatro Municipal e do Teatro Viriato em Viseu. Tem ainda o apoio do Município de Viseu no âmbito do programa Viseu Cultura.

Pub Lisboa Games Week
Pub FCH_2019
Pub IPSantarem
Últimas - Artes
Artes
18 Setembro 2019

Espetáculo de dança da Company of Wolves em destaque no MUSCARIUM. Encenador e coreógrafo Ewan Downie irá também dinamizar um workshop de teatro físico aberto ao público.

Artes
16 Setembro 2019

'Time Takes the Time Time Takes, o espetáculo de dança que o Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta a 21 de setembro, às 21h30, na Sala Principal, está inserido na 27.ª Quinzena da Dança de Almada e na Mostra Espanha 2019.

Artes
13 Setembro 2019

Criação de São Castro e António Cabrita abre nova temporada no Teatro Viriato, em Viseu. Para ver a 19 e 20 de setembro, às 21h30.