21 885 47 30 | geral@forum.pt

Várias entidades ligadas ao mundo da Educação em Portugal voltam a organizar, no ano letivo 2019/2020, o concurso Media@ção – uma iniciativa aberta a todos os estudantes (do 1º ciclo ao Ensino Secundário) e que se centra na relação entre Média, democracia e tolerância. 

Como prevenir o discurso de ódio? Como promover a tolerância nos média? E como usar os média para o exercício da cidadania? Estas são algumas das perguntas que estão na base do desafio lançados aos estudantes.  A organização salienta, contudo, que estas são apenas sugestões de "possibilidades de abordagem". 

Nesse sentido, destaca a organização, o concurso Media@ção foca-se na "relação Media, democracia e tolerância". "Tem por objetivo contribuir para fomentar, em especial, nos alunos, o uso crítico, responsável e criativo dos média, bem como o exercício da liberdade de expressão", reforçam. 

 

Vídeo da edição 2018/2019 do concurso Media@ção 
(Fonte: Canal do YouTube do Plano Nacional de Leitura 2027)

 

 O objetivo final passa pela submissão de um trabalho que responda ao "contexto global de fechamento ao Outro" que se manifesta em fenómenos como "o terrorismo internacional, no fenómeno dos refugiados, no exarcerbar de alguns nacionalismos e em muito discurso de intolerância que circula nas redes sociais".

Este concurso é promovido pela Rede de Bibliotecas Escolas, a Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros, a UNESCO, a Direção Geral de Educação, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Fundação Altice, o IPDJ - Instituto Português de Desporto e da Juventude e o Plano Nacional de Leitura 2027.

Em edições passadas, o concurso incluiu ainda um conjunto de sessões de apoio técnico ao concurso para os professores orientadores dos trabalhos. As inscrições deverão abrir já depois do início do ano letivo 2019/2020. 

Para mais informações, visita: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/2130.html

 

 

Pub FINDE_U
Pub Lisboa Games Week
Pub Glion2
Últimas - Escolas
Escolas
22 Outubro 2019

O Colégio Internacional de Vilamoura foi distinguido com o 1º prémio ex-aequo na atividade Eco-Trilhos (juntamente com a Escola Básica 2, 3 de Celeirós, Braga) na cerimónia do Galardão Eco-Escolas: Dia das Bandeiras Verdes 2019.

Escolas
10 Outubro 2019

Feira da Saúde, Bem-Estar e Turismo 2020 (FSBT 2020) desafia escolas e estudantes de todos os ciclos da escolaridade obrigatória a produzir "o melhor vídeo e a melhor criação (fotografia, desenho ou maquete) realizados a partir de lixo marinho. 

Escolas
04 Outubro 2019

A Escola Básica de S. Domingos Jardo, em Mira-Sintra, foi a primeira instituição a aderir ao pré-aviso de greve do Sindicanto de Todos os Professores (STOP), um protesto que abrangerá todo o País.