21 885 47 30 | geral@forum.pt

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, inaugura amanhã o programa de estágios científicos para alunos do Ensino Secundário, promovido pela Ciência Viva.

Será no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, pelas 10h30, que Manuel Heitor inaugurará a nova edição do programa "Ciência Viva no Laboratório", um programa de literacia científica para estudantes do Ensino Secundário. Na cerimónia, estarão também presentes a Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e o Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça.

A edição deste ano da Ciência Viva no Laboratório "conta com mais de 300 estágios, em 68 instituições e vai chegar a cerca de 1050 estudantes do 9.º ao 12.º ano. Desde 1997, o programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias já envolveu mais de 16000 alunos que frequentaram estágios científicos em laboratórios de instituições de todo o país.

No INESC TEC, um total de quatro jovens irá participar no programa “Como vai ser a Inteligência Artificial em 2030?”. "São poucos, mas representam uma grande mudança", assegura Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva. "É isso que temos vindo a fazer, desde há 23 anos, com as instituições científicas de todo o país. Com o INESC TEC já o fazemos há mais de uma década e este ano com um desafio acrescido: ter estágios que promovam a literacia dos jovens na área da inteligência artificial, na ciência de dados e na aprendizagem automática em todas as áreas do conhecimento".

Quando o Ministro da Ciência, Manuel Heitor, visitar amanhã os estágios do INESC TEC, já terão tido lugar em todo o país quase 200 estágios, abrangendo 611 alunos. Mas há muitos mais a acontecer até 6 de setembro e em áreas tão diversas como robótica, amplificação de sequências de ADN, impressão 3D, construção de drones e energias renováveis. 

Este programa descreve-se como "uma oportunidade única para os estudantes terem um contacto direto com o trabalho de investigação em laboratórios e instituições científicas", destaca o INESC TEC, em comunicado, reforçando: "Para além de aplicarem os seus conhecimentos, vão conhecer novas áreas e, quem sabe, descobrir o que querem fazer no futuro".

 

Pub FCH_2019
Pub ENEGI2019
Pub IPSantarem
Últimas - Escolas
Escolas
22 Agosto 2019

Várias entidades ligadas ao mundo da Educação em Portugal voltam a organizar, no ano letivo 2019/2020, o concurso Media@ção – uma iniciativa aberta a todos os estudantes (do 1º ciclo ao Ensino Secundário) e que se centra na relação entre Média, democracia e tolerância. 

Escolas
19 Agosto 2019

Até dia 30 de agosto, estão abertas as candidaturas para licenciaturas ou mestrados no Ensino Superior no Reino Unido. OK Estudante destaca o programa Student Finance, que inclui propinas 100% financiadas, durante os dois próximos anos letivos. 

Escolas
19 Julho 2019

Iniciativa parte da Fundação da Juventude: cinco estudantes do Ensino Secundário vão dar a conhecer os seus projetos além fronteiras.