21 885 47 30 | geral@forum.pt

Depois de nove anos em produção, The Last Guardian chegou às lojas no final de 2016. Centrado na relação entre uma criança e Trico – o animal gigante que é simultaneamente mamífero e ave –, o jogo tem recebido os elogios da crítica pelo seu ambiente e narrativa.

Não se pode dizer que Trico seja o típico animal de estimação. Com elementos de cão, ave, raposa e gato, esta criatura gigantesca é capaz de grandes feitos: de voos magníficos a mergulhos elegantes.

Trico será a tua companhia durante a aventura do The Last Guardian. Enquanto jogador, controlas uma criança (“O Rapaz”) que acorda num castelo gigantesco. Rapidamente, encontrarás Trico, acorrentado e ferido, numa cave escura. Depois de o ajudares e alimentares, ele vai seguir-te e ajudar-te, enquanto a relação entre os dois se fortalece e se trona a mecânica central do jogo.

tech3

O jogo é descrito como um título que mistura os géneros de ação-aventura e puzzle em que, segundo o criador do jogo, Fumito Ueda, o objetivo passa por aprender a interagir com Trico. “O rapaz é muito jovem, sem força ou habilidades”, contou à IGN. Por isso, terás de aprender a canalizar as capacidades de Trico para ultrapassar obstáculos.

A mecânica de jogo é semelhante a títulos anteriores da produtora Team Ico – Ico e Shadow of the Colossus. Neste último título, de resto, o jogador já podia contar com a ajuda de Agro – uma égua que auxilia o protagonista. Para The Last Guardian, explicou Ueda, o objetivo passou por tornar este tipo de amizade um pouco mais central.

The Last Guardian tem recebido avaliações positivas, com uma classificação de 83% no agregador Metacritic. A Gamespot elogiou os personagens e a sua ligação. Já o The Guardian apelidou o jogo como “uma alegre meditação sobre o companheirismo”, elogiando a elegância dos puzzles e, sobretudo, “a sua vida emocional”.

Do lado das críticas menos positivas, alguns criticaram o facto de Trico ter demasiada liberdade – o que obriga a alguma paciência por parte de quem apenas controla o Rapaz e está dependente do companheiro para avançar.

tech6

Fumito Ueda começou a desenhar o jogo em 2007 e a Sony anunciou oficialmente o lançamento em 2009. Contudo, problemas dentro da equipa levaram a que muitos considerassem que o jogo nunca chegaria às consolas. Agora, nove anos mais tarde, a relação de uma criança e o seu cão-gato-ave-raposa gigantesco já pode ser vivida por ti.

Pub IPPortalegre
Pub FCH_2019
Pub IPSantarem
Últimas - Forum
Forum
30 Novembro -0001

"Media e Populismo" é o tema em debate na 1.ª edição da Lisbon Winter School for the Study of Communication, iniciativa organizada pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, que terá lugar entre 15 e 19 de janeiro.

Forum
30 Novembro -0001

No dia 16 de janeiro, entre as 09h30 e as 12h30, o Campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa acolhe uma aula aberta no âmbito da Pós-Graduação em Dor do Instituto das Ciências da Saúde.

Forum
30 Novembro -0001

Alunos finalistas da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra organizam evento no dia 17 de janeiro, a partir das 19h30.