21 885 47 30 | geral@forum.pt

O Ano Nacional da Colaboração foi apresentado publicamente no dia 4 deste mês, numa sessão que teve lugar no Auditório da Escola Secundária de Camões, em Lisboa. Sob o mote "Colaborar faz toda a diferença" esta iniciativa do Forum GovInt visa mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa para a importância da colaboração como forma de resolução de problemas e de otimização de recursos.

«Nos últimos cinco anos, o Forum para a Governação Integrada (GovInt) mobilizou vontades e recursos da sociedade civil, das empresas e do Estado para dar resposta a desafios, através do desenvolvimento de uma cultura colaborativa, expressa na capacidade de construir, desenvolver e manter relações interorganizacionais de colaboração para gerir problemas complexos, com maior eficácia e eficiência. Hoje há um caminho percorrido, marcado por múltiplas ações e impactos já evidentes. Contudo, é necessário ir mais longe», explica Rui Marques, coordenador daquele Forum, a propósito do lançamento oficial do Ano Nacional da Colaboração.

A sessão solene contou com a presença de representantes de alguns dos mais de 40 municípios associados a este projeto – Lisboa, Odemira, Gaia, Mafra e Abrantes - bem de como de entidades como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género, a Fundação Montepio, a Grace, a Direção Geral de Educação, os ministérios da Educação, da Justiça e do Trabalho ou o projeto brasileiro O Poder da Colaboração.

DSCN7004

Na apresentação protocolar a Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, frisou que colaborar representa «um enorme desafio nestes tempos de individualismo» e significa «abrir mão de alguma coisa, sair da nossa zona de conforto, não perder individualidade mas saber deixar-se diluir». «É difícil sim», mas «colaborar faz parte da natureza humana. «É o que nos permitirá apostar na transformação», sintetizou. Já Miguel Cabrita, Secretário de Estado do Emprego, sublinhou que «colaborar é um desafio imperativo». «Governar de forma integrada implica mudar práticas enraizadas, é o caminho não só para uma melhor governação mas também para resultados coletivos», avisou. João Costa, por seu turno, sublinhou a importância que o atual Governo dá às questões da Colaboração, ou não tivessem ali presentes 3 seus representantes. «O Ministério da Educação é um dos mais colaborativos», enalteceu o Secretário de Estado. E é bem verdade «o papel liderante» que a Educação tem neste Ano Nacional da Colaboração. Basta consultar o site oficial (www.colaborar.pt) para ficar a conhecer todos os projetos em curso neste âmbito.

DSCN6991

Ainda da parte da manhã, oportunidade para ouvir distintos oradores, esmiuçando casos práticos de colaboração de sucesso. Da parte da tarde, o tom foi mais informal, apresentado que foi o projeto brasileiro O Poder da Comunicação. Izabella Ceccato contou à plateia lotada e muito interessada a história deste projeto que no seu país natal já conta com 18 edições em três anos. Por lá «pessoas incríveis» falam sobre as suas iniciativas transformadoras e abrem-se portas a novas conexões. O evento é 100% colaborativo, ou seja, tudo é doado: espaço, trabalho voluntário, catering, etc. «Crescer sempre juntos é mais legal», frisou Izabella. E por isso a plateia foi convidada a uma espécie de speed dating profissional a uma troca de cartões profissões estilo tômbola.

DSCN7025

ComParte, Engenheiras por um dia, Luta pela Paz (Brasil) e Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo foram alguns dos projetos apresentados ao pormenor à audiência. Destaque ainda para a participação do orador britânico Ross Hall, em nome da Global Chance Leaders/Ashoka, que ali falou sobre a importância do empreendedorismo internacional e do desenvolvimento de skils de empatia entre os jovens. «Todos podem ser um chance maker em qualquer área», foi a mensagem deixada. O programa nacional em rede a desenvolver ao longo de 2019 assim o provará.

 

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}

Pub Lisboa Games Week
Pub Megafinalistas
Pub FINDE_U
Últimas - Forum
Forum
30 Novembro -0001

"Media e Populismo" é o tema em debate na 1.ª edição da Lisbon Winter School for the Study of Communication, iniciativa organizada pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, que terá lugar entre 15 e 19 de janeiro.

Forum
30 Novembro -0001

No dia 16 de janeiro, entre as 09h30 e as 12h30, o Campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa acolhe uma aula aberta no âmbito da Pós-Graduação em Dor do Instituto das Ciências da Saúde.

Forum
30 Novembro -0001

Alunos finalistas da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra organizam evento no dia 17 de janeiro, a partir das 19h30.