21 885 47 30 | geral@forum.pt

'Peregrino da Liberdade' é lançado 18 anos depois do encontro com Ricardo de Saavedra, o primeiro jornalista português a entrevistar o líder budista.

Perfazem-se 80 anos da descoberta do tulku, 60 da fuga para a liberdade, 30 dos maiores massacres no Tibete e da atribuição do Prémio Nobel da Paz. Este é o mote para a publicação de 'Peregrino da Liberdade' Dalai Lama XIV, uma biografia minuciosa e completa do grande líder espiritual do budismo tibetano.

Ricardo de Saavedra foi o primeiro jornalista português a entrevistar o atual Dalai Lama em Dharamsala e a acompanhar uma peregrinação comemorativa do abandono de Lhasa e a sua partida para a Índia – a mítica e perigosa fuga do Dalai Lama, perseguido pelas autoridades e pelo exército chineses. Este livro resulta de muitos minutos de entrevista gravada: inclui os gestos, a peregrinação e a aura do entrevistado. Com documentos inéditos e fontes locais, além de fotografias igualmente inéditas, Ricardo de Saavedra – autor de 'O Puto' (um livro sobre os anos da revolução portuguesa, prestes a ser adaptado à televisão) e da biografia de António Manuel Couto Viana – elabora uma biografia direta, simples, acessível, num momento em que o budismo regista cada vez mais adeptos no nosso país.

A sessão de lançamento decorre a 27 de março, às 18:30, no El Corte Inglés, em Lisboa, com apresentação de Paulo de Morais e a participação de Balkrishna Maganlal e de Alexandra Correia.

Pub IPSantarem
Pub IPPortalegre
Pub FCH_2019
Últimas - Livros
Livros
17 Setembro 2019

De entrada gratuita, as sessões do próximo semestre integram textos de uma vasta seleção promovida pelo Comité Português da EURODRAM

Livros
16 Setembro 2019

Cerca de 300 anos depois do nascimento do mais relevante filósofo do Iluminismo, Andrew S. Curran conta-nos com entusiasmo a história da vida de Diderot e também as das suas últimas obras-primas, desconhecidas na sua época e escritas para a posteridade

Livros
16 Setembro 2019

Paulo José Miranda, autor vencedor, entre outros, do Prémio José Saramago, dá continuidade à coleção Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea, da Contraponto, ao apresentar 'A Morte não É Prioritária – Biografia de Manoel de Oliveira'.