21 885 47 30 | geral@forum.pt

Já chegou às livrarias a 'Nova Gramática do Latim', de Frederico Lourenço. Esta é a primeira gramática latina publicada desde 1974.

Estamos perante uma gramática moderna e atualizada do latim, escrita pelo mais importante dos mestres de estudos clássicos em Portugal. Um livro para todos e não apenas para latinistas. Será um instrumento de trabalho para todos os que querem escrever bem português, e uma

companhia para todos os que alguma vez sentiram a nostalgia da cultura e dos estudos clássicos.

Esta 'Nova Gramática do Latim' é uma obra de consulta e trabalho e, ao mesmo tempo, um livro fascinante sobre a língua latina, a sua literatura e os mistérios da língua que hoje falamos. Nas suas 500 páginas procura evitar informação secundária e redundante. O enfoque está no essencial que é preciso saber para abordar a leitura de textos latinos em prosa e em verso. Todos os exemplos são retirados de latim autêntico, dos grandes autores pagãos e cristãos, sem qualquer adulteração do seu conteúdo. «Na verdade, podemos dizer que quando se estuda Latim,
como diz Vergílio na 'Eneida', “entra-se numa floresta antiga”». "O estudo do Latim não é apenas um luxo de eruditos. É a matriz da nossa identidade, do conhecimento daquilo que somos, do que é a nossa cultura, das nossas origens", dita a sinopse desta obra.

Frederico Lourenço é docente de línguas clássicas desde que se licenciou em 1988, tendo começado o seu percurso profissional como professor de Latim do ensino secundário. Seguiram-se 20 anos de docência na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecionou sobretudo Grego (mas também Latim). Desde 2009, é professor associado com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da mesma instituição. Além da atividade pedagógica, tem-se dedicado à tradução de obras da Antiguidade Clássica (Homero, Eurípides e outros autores antigos) e também à tradução e ao estudo do Novo Testamento
grego e dos Septuaginta. Publicou artigos especializados sobre temas de filologia clássica em algumas das revistas internacionais mais prestigiadas. Recebeu vários prémios pelos seus trabalhos, mais recentemente o Prémio Pessoa, pela tradução em curso da Bíblia na Quetzal.

Pub Sitestar
Pub Glion
Pub EF_2019_1
Últimas - Livros
Livros
22 Maio 2019

Escritor nova-iorquino está no Top 3 dos autores mais lidos em todo o mundo. Neste thriller de 624 páginas ficamos a saber porquê.

Livros
21 Maio 2019

Da nova coleção de literatura de viagem da Quetzal, chega esta semana às livrarias 'Canto Nómada', de Bruce Chatwin, traduzido por José Luís Luna. 

Livros
16 Maio 2019

'Eu Sou Dinamite! é a biografia do poeta-filósofo Friedrich Nietzsche, pela mão da historiadora da arte, romancista e biógrafa premiada Sue Prideaux.