21 885 47 30 | geral@forum.pt

Já chegou às livrarias a 'Nova Gramática do Latim', de Frederico Lourenço. Esta é a primeira gramática latina publicada desde 1974.

Estamos perante uma gramática moderna e atualizada do latim, escrita pelo mais importante dos mestres de estudos clássicos em Portugal. Um livro para todos e não apenas para latinistas. Será um instrumento de trabalho para todos os que querem escrever bem português, e uma

companhia para todos os que alguma vez sentiram a nostalgia da cultura e dos estudos clássicos.

Esta 'Nova Gramática do Latim' é uma obra de consulta e trabalho e, ao mesmo tempo, um livro fascinante sobre a língua latina, a sua literatura e os mistérios da língua que hoje falamos. Nas suas 500 páginas procura evitar informação secundária e redundante. O enfoque está no essencial que é preciso saber para abordar a leitura de textos latinos em prosa e em verso. Todos os exemplos são retirados de latim autêntico, dos grandes autores pagãos e cristãos, sem qualquer adulteração do seu conteúdo. «Na verdade, podemos dizer que quando se estuda Latim,
como diz Vergílio na 'Eneida', “entra-se numa floresta antiga”». "O estudo do Latim não é apenas um luxo de eruditos. É a matriz da nossa identidade, do conhecimento daquilo que somos, do que é a nossa cultura, das nossas origens", dita a sinopse desta obra.

Frederico Lourenço é docente de línguas clássicas desde que se licenciou em 1988, tendo começado o seu percurso profissional como professor de Latim do ensino secundário. Seguiram-se 20 anos de docência na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecionou sobretudo Grego (mas também Latim). Desde 2009, é professor associado com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da mesma instituição. Além da atividade pedagógica, tem-se dedicado à tradução de obras da Antiguidade Clássica (Homero, Eurípides e outros autores antigos) e também à tradução e ao estudo do Novo Testamento
grego e dos Septuaginta. Publicou artigos especializados sobre temas de filologia clássica em algumas das revistas internacionais mais prestigiadas. Recebeu vários prémios pelos seus trabalhos, mais recentemente o Prémio Pessoa, pela tradução em curso da Bíblia na Quetzal.

Pub Guia Prático Estudante 2019
Pub Guia Pós-Graduações 2019
Pub Huawey PSmart+
Últimas - Livros
Livros
17 Julho 2019

No ano em que se assinalam os 500 anos da morte de Leonardo, Walter Isaacson narra com rigor e detalhe histórico as fascinantes vida e mente deste símbolo da Renascença.

Livros
16 Julho 2019

Um jovem escritor, José, é incumbido de escrever a vida do consagrado escritor, José. Este é o ponto de partida do livro que marca o regresso de José Luís Peixoto ao romance, quatro anos depois de Em Teu Ventre.

Livros
16 Julho 2019

Entre o nascimento e a morte no exílio, Amélia de Orleães viveu 86 anos repletos de momentos felizes, mas também de desilusões e traições, como se narra na nova obra de Margarida Durães.