21 885 47 30 | geral@forum.pt

A Fundação Círculo de Leitores anuncia a 11.ª edição do Prémio Literário José Saramago. Galardão distingue uma obra literária no domínio da ficção, romance ou novela.

O prémio será entregue em cerimónia pública em outubro de 2019 e inclui um valor pecuniário de 25.000€. Serão admitidas até 15 de maio de 2019, obras a concurso publicadas em língua portuguesa, em qualquer país lusófono, ao longo de 2017 e 2018, por autores com idade não superior a 35 anos.

Um júri composto por Guilhermina Gomes, Ana Paula Tavares, António Mega Ferreira, Nelida Piñon e Pilar del Rio selecionará depois a obra vencedora.

De acordo com a Fundação Círculo de Leitores, este prémio bienal "celebra a atribuição do Prémio Nobel de Literatura de 1998 ao escritor José Saramago", destinando-se a promover "a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa". Para tal, aposta no "estímulo, à criação e dedicação à escrita por jovens autores da lusofonia".

No passado, foram distinguidos autores como Julián Fuks, Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki e Bruno Vieira Amaral.

Pub Megafinalistas
Pub Lisboa Games Week
Pub IPSantarem
Últimas - Livros
Livros
17 Setembro 2019

De entrada gratuita, as sessões do próximo semestre integram textos de uma vasta seleção promovida pelo Comité Português da EURODRAM

Livros
16 Setembro 2019

Cerca de 300 anos depois do nascimento do mais relevante filósofo do Iluminismo, Andrew S. Curran conta-nos com entusiasmo a história da vida de Diderot e também as das suas últimas obras-primas, desconhecidas na sua época e escritas para a posteridade

Livros
16 Setembro 2019

Paulo José Miranda, autor vencedor, entre outros, do Prémio José Saramago, dá continuidade à coleção Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea, da Contraponto, ao apresentar 'A Morte não É Prioritária – Biografia de Manoel de Oliveira'.