21 885 47 30 | geral@forum.pt

'Antinous e Outros Poemas em Inglês' é o novo título da coleção Pessoa Breve. Ser um grande poeta da língua de Shakespeare foi a maior
ambição de Fernando enquanto jovem escritor.

Mesmo após o seu regresso da África do Sul para Lisboa, com 17 anos de idade, Pessoa continuou durante largos anos a escrever muita poesia em inglês, incluindo dezenas de sonetos shakespearianos. Só viria a tornar-se um poeta universal, contudo, graças ao que escreveu em português.

Embora não tenha realizado a sua ambição juvenil, deixou-nos alguns grandes poemas em inglês. 'Antinous e Outros Poemas em Inglês', o novo livro da coleção Pessoa Breve que a Assírio & Alvim publica este mês, recupera esse espólio. Com edição de Richard Zenith e tradução de Luísa Freire, esta edição bilingue apresenta todos os poemas em inglês publicados em vida de Fernando Pessoa, bem como uma seleção dos que ficaram para a famosa arca, uma parte deles assinados por Alexander Search (sim, foi aqui o projeto musical de Salvador Sobral foi buscar a inspiração)

No prefácio a esta edição, podemos ler que «”Antinous” […] evoca, com uma eficácia impressionante, a alegria, a dor e o esplendor de um grande amor vivido, perdido e divinizado pela memória. Nos seus mais de 300 versos o inglês do autor, por um pequeno milagre, está sempre à altura do edifício de conceitos e
sentimentos que tão habilmente constrói com palavras».

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, a 13 de junho de 1888. Em vida apenas publicou uma ínfima parte da sua vasta obra. O trabalho em redor da famosa arca pessoana continua, ainda hoje, a mostrar ao público novos inéditos, alguns deles a revelar em livros futuros desta coleção. Faleceu a 30 de novembro de 1935 na mesma cidade que o viu nascer. 

Pub Guia Prático Estudante 2019
Pub Huawey PSmart+
Pub
Últimas - Livros
Livros
17 Julho 2019

No ano em que se assinalam os 500 anos da morte de Leonardo, Walter Isaacson narra com rigor e detalhe histórico as fascinantes vida e mente deste símbolo da Renascença.

Livros
16 Julho 2019

Um jovem escritor, José, é incumbido de escrever a vida do consagrado escritor, José. Este é o ponto de partida do livro que marca o regresso de José Luís Peixoto ao romance, quatro anos depois de Em Teu Ventre.

Livros
16 Julho 2019

Entre o nascimento e a morte no exílio, Amélia de Orleães viveu 86 anos repletos de momentos felizes, mas também de desilusões e traições, como se narra na nova obra de Margarida Durães.