21 885 47 30 | geral@forum.pt

Um livro para inspirar os jovens na fase mais transformadora da sua vida. Ricardo Araújo Pereira assina o prefácio.

A 9 de maio, a Porto Editora publica 'Adolescer é fácil, #só que não!', de Catarina Furtado. Escrito com o propósito de ser "uma inspiração para a maior geração de jovens de sempre", a apresentadora e ativista pelos Direitos Humanos quer ajudar os adolescentes a viverem a fase mais transformadora da sua vida. Sempre num tom intimista, Catarina Furtado explica que quer partilhar muitas histórias com o leitor. Não quer ser, como afirma em tom de brincadeira, uma bff (best famous friend), mas é da partilha da experiência pessoal, do que vivenciou enquanto Embaixadora das Nações Unidas e do trabalho que desenvolve na Associação Corações com Coroa que este livro é feito.

Ilustrado por Rodrigo Mota, o artista Ligeiramente Canhoto, e com prefácio de Ricardo Araújo Pereira, 'Adolescer é fácil, #só que não!' está dividido em cinco capítulos que ajudam a explorar os grandes temas da adolescência. Em Quem és Tu?, Catarina Furtado começa com tudo o que nos forma enquanto indivíduos. O crescimento, a morte e o luto, as famílias e as suas diferentes configurações e a individualidade de cada um dão o mote a este início de conversa. Do que nos forma, a autora passa para o que transforma e marca, quase inevitavelmente, todas as adolescências: o amor. Em Ouve o teu Coração há partilha sobre a amizade, o poder dos amigos e o poder do amor, mas também sobre o lado negro destas relações: a violência no namoro e o bullying.

O terceiro e quarto capítulos direcionam o "olhar para dentro" com O Poder da Tua Mente e O teu Corpo fala Contigo. Nestas páginas, a autora fala sobre o potencial de cada um e de como é importante arriscar sonhar e ter autoconfiança. As transformações no corpo, a sexualidade e a saúde reprodutiva são assuntos que não são deixados de fora.

O Mundo à tua Volta, o último capítulo, explora os desafios da vivência em sociedade e desafia a sair do paradigma de "o que queres ser quando fores grande", evoluindo para "quem queres ser quando fores grande?", exortando os leitores a fazerem a diferença no mundo. O voluntariado – tão central para a autora – marca a sua presença neste capítulo.

A sessão de apresentação de 'Adolescer é fácil, #só que não!' acontece a 16 de maio, a partir das 10h45, no Liceu Passos Manuel, em Lisboa. Acompanhada por várias turmas de adolescentes e com convidados muito especiais – entre os quais Isabel Alçada, a sexóloga Vânia Beliz ou o humorista Diogo Faro – Catarina Furtado falará sobre este projeto.

 

Pub Lisboa Games Week
Pub Study Abroad Portugal
Pub FCH_2019
Últimas - Livros
Livros
20 Setembro 2019

O que são as alterações climáticas? Quais são as suas consequências? Quem é a Greta Thunberg e como é que mobilizou milhões de jovens em todo o mundo a lutarem por um planeta mais verde?

Livros
17 Setembro 2019

De entrada gratuita, as sessões do próximo semestre integram textos de uma vasta seleção promovida pelo Comité Português da EURODRAM

Livros
16 Setembro 2019

Cerca de 300 anos depois do nascimento do mais relevante filósofo do Iluminismo, Andrew S. Curran conta-nos com entusiasmo a história da vida de Diderot e também as das suas últimas obras-primas, desconhecidas na sua época e escritas para a posteridade