21 885 47 30 | geral@forum.pt

Na 12.ª edição da Qualifica, o Instituto Universtiário da Maia (ISMAI) conta com uma nova imagem e com o testemunho dos seus estudantes. 

Espalhados pelo stand do ISMAI, vários ecrãs LED mostram imagens do instituto e de outras atividades. Mais ao fundo, um grupo de jovens joga em computadores da área de gaming. O cenário, explica Marisa Pereira, Diretora de Marketing e Comunicação, é resultado da aposta "numa imagem mais tecnológica, em termos visuais, com menos imagem estática". "Esta é a linguagem que os jovem falam", reforça. 

Outra das apostas, acrescenta, passa pelo reforço do número de alunos presentes num stand que é, "felizmente, muito procurado". Desta forma, é possível estabelecer um contacto mais directo com os visitantes, através do "testemunho na primeira pessoa". Por outro lado, o espaço do ISMAI na Qualifica é aumentado pela existência de um stand exterior dedicado ao Desporto. "O objetivo é criar ações mais dinâmicas e que mostrem na prática o que fazemos", explica Marisa Pereira. 

IMG 1605

Ainda sobre o contacto deste instituto com os jovens, Marisa Pereira destaca dois projetos. Na Open Week, que se realiza de 11 a 16 de março, será possível conhecer a estudantes do secundário conhecer o instituto e as respetivas instalações que são "um cartão de visita muito bom". No verão, será a vez de estudantes do 3.º ao 12.º ano de escolaridade realizarem atividades no ISMAI, no âmbito da Universidade Junior

O contacto com os visitantes
Andreia Cabral tem apenas 24 anos, mas o seu percurso académico ligado ao ISMAI é já considerável. Depois de terminar duas licenciaturas neste instituto, frequenta agora o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Andreia foi uma das estudantes presentes na Qualifica, representando a sua instituição de ensino. 

No contacto com os visitantes, realça Andreia, os estudantes do ISMAI tentam "falar de coisas concretas" – como planos curriculares ou saídas profissionais – "que ajudem a dar uma noção do que nos espera num curso". Relativamente às características do Instituto, a estudante destaca a proximidade com os docentes, as instalações e os workshops e eventos que nos permitem desenvolver contactos e competências.

IMG 1626

Uma das principais dúvidas colocadas pelos visitantes diz respeito à possibilidade de progressão de CTeSP para licenciatura (que é assegurada pelo ISMAI). Não menos importantes são as frequentes perguntas relativas a apoios, a que Andreia responde realçando que "grande parte dos estudantes do ISMAI recebem algum tipo de bolsa". 

Durante a Qualifica, a estudante nota que um número considerável de visitantes "já conhece o ISMAI", muito pelas suas "áreas emblemáticas: desporto e psicologia". Nesses casos, as perguntas são mais específicas e dizem respeito, por exemplo, "às datas para realização de pré-requisitos e ao processo de ingresso", revela. 

IMG 1623

Pub ENEGI2019
Pub IPSantarem
Pub FCH_2019
Últimas - Qualifica
Qualifica
03 Março 2019

A 12.ª segunda edição da Qualifica chega ao fim. A sua diretora, Oriana Noronha, considera que "se cumpriu o desígnio de mostrar aos mais jovens as ofertas e perspetivas de futuro". 

Qualifica
03 Março 2019

Presente na Qualifica, a Univesidade Aberta (UAb) partilha com os visitantes a sua oferta de ensino superior a distância que iniciou em 1988. Uma modalidade alinhada com a evolução da sociedade. 

Qualifica
03 Março 2019

Na 12.ª edição da Qualifica, o Instituto Universtiário da Maia (ISMAI) conta com uma nova imagem e com o testemunho dos seus estudantes.