A verdade é que, quando entras no Ensino Superior, começas também uma nova fase da tua vida. Se tiveres de mudar de cidade ou sair de casa, essa transformação será ainda maior. Haverá algumas dificuldades, como estar mais longe da família, dos amigos e daquilo a que estavas habituado. Claro que, perante o desconhecido, é normal que te sintas ansioso, nervoso ou até um pouco intimidado. A Forum Estudante está aqui para te ajudar “com a mudança”, para que possas disfrutar ao máximo. Deixamos-te algumas dicas que podes seguir para te adaptares mais facilmente à tua “nova vida”.

 

#1 Cria um orçamento mensal

O início da vida no ensino superior é uma excelente altura para começares a estar atento aos gastos. Aproveita este arranque e habitua-te, desde cedo, a olhar para as contas, procurando analisar a forma como geres o teu dinheiro.
Cria um orçamento mensal e atualiza constantemente. Procura prever os gastos essenciais que tens de assumir e aprende a equilibrá-los.

 

 

money 2724241 960 720

 

 

#2 Usa estratégias para poupar dinheiro

No seguimento disto, ficas desde já a saber que o mealheiro é o melhor amigo de quem quer poupar dinheiro. A técnica do mealheiro desde de sempre que teve uma razão de ser e é, sem margem de dúvida, o primeiro passo para começar a poupar dinheiro. Aqueles trocos que costumam andar perdidos nos bolsos ou nos porta-moedas – põe-nos no mealheiro ao fim do dia. 50 cêntimos por dia são 15€ por mês. Vais ver que nem dás conta e sempre arrecadas uma ajuda para aquelas despesas maiores e inesperadas.

 

#3 Cria uma rotina de estudo

Já se sabe que o segredo para manteres os estudos em dia e não acumulares matérias para a época dos exames é criar uma rotina de estudos que seja coerente. Faz um calendário e inclui as horas de estudo na tua rotina.
Lê um bocadinho todos os dias, seguindo o teu calendário mensal ou quinzenal, e verás que será muito menos cansativo do que deixares tudo quando já estiveres perto dos exames. Assim, conseguirás tirar melhor proveito dos conteúdos.

 

#4 Senta-te à frente

Pode parecer uma questão básica, mas é uma daquelas tentações a que não vale a pena ceder. Vais perceber bastante rápido que o superior não é, de todo, o secundário. Os professores do ensino superior estão ali para te ensinar e ajudar, claro, mas não te vão dar o trabalho todo feito e vão esperar que correspondas à exigência do curso. Se ficares nas filas da frente, vais ser capaz de ouvir e ver melhor o professor e o quadro, vais seguir a matéria sem perder o fio à meada. Por isso, chega cedo e vai para a frente na sala de aula.

 

cellular education classroom 159844

 

 

#5 Participa em eventos e projetos

No início do ano letivo, é habitual que os alunos e as universidades organizem os mais diversos eventos para receber os “caloiros”. Não importa se o teu objetivo é conhecer melhor os colegas, os professores ou até a estrutura da instituição, pois o importante, numa primeira fase, é que não te sintas sozinho e comeces a conhecer as caras e espaços que vão fazer parte da tua nova rotina. Por outro lado, começar um estágio ou participar numa pesquisa científica, por exemplo, podem ser atividades que vão contribuir não só para o currículo e o início da vida profissional, como também para construíres uma rede de contactos ou fortalecer a tua vida social. Participa em projetos da tua instituição sempre que possível e verás que faz toda a diferença.

 

#6 Aprende a cozinhar

Ainda não sabes cozinhar? Estás mesmo na altura de repensares a falta deste hábito tão importante. Ainda que continues a morar em casa dos pais durante a universidade, saberes preparar alguns pratos parece bastante interessante para quem quer conquistar a independência. Com as mudanças na rotina, não serão raras as vezes em que vais precisar de saber encontrar os mercearias e mercados e preparares uma refeição. Aproveita a oportunidade para aprenderes a cozinhar, ou vais passar muitos jantares na companhia de comida congelada.

 

 

food health plate 414553

 

 

#7 Estuda o teu percurso

Se a tua casa ficar perto da faculdade, basta levantares-te cinco minutos antes das aulas e correr (não recomendado). Se quiseres fazer exercício e ficar em forma, podes também dar uso aquela bicicleta velhinha que tens lá em casa: aproveitas e ainda poupas algum dinheiro em transportes. Se tiveres um problema de orientação, não há nada como consultar o Google Maps: basta colocar o local de partida e o destino final do percurso e ele apresenta-te um sem número de opções, do número do autocarro, à estação de metro e até te informa o tempo que levas a chegar ao destino.

 

#8 Encontra um novo lar

Se vais estudar deslocado, a tua primeira grande aventura será “procurar casa”. No caso de ires com um grupo de amigos para a mesma cidade, a tarefa será bem mais fácil. Ainda assim, a parte da procura será uma necessidade. Em conjunto com a pesquisa de casa, podem começar a procurar um espaço de estudo e onde possam conviver. Normalmente, as cidades que recebem e acolhem estudantes já têm dispositivos preparados para te ajudar nesse sentido. Uma das opções ao teu dispor passa por dirigires-te à instituição de ensino superior que vais frequentar e procurar nos quadros espalhados pelos corredores propostas de arrendamento de casas. Por norma, vais encontrar bastantes anúncios para quartos, apartamentos ou casas que fiquem perto da faculdade e que sejam apenas destinados a estudantes universitários. Ainda assim, tens sempre a possibilidade de te candidatar a uma residência universitária. Se o preferires, prepara-te bem cedo e tem atenção ao que é necessário para poderes contar com este apoio, uma vez que o processo pode alongar-se durante um tempo.