Do nicho à cultura de massas
De facto, apesar de ter inicialmente chegado a um público relativamente reduzido, na década de 1970 o setor sofreu uma viragem, tornando-se apetecível para grandes empresas como a General Electric e a Philips.
Efetivamente, foi nesta década que se desenvolveram não só os primeiros jogos que podiam ser jogados na televisão (concebidos para as primeiras consolas da história, a Brown Box e a Magnavox Odyssey), mas também o primeiro jogo arcade, o Computer Space.
A partir daí, o desenvolvimento foi constante. Em 1976, foi introduzida a possibilidade de interromper ou alterar a velocidade dos jogos e criado o joystick, que tornava a experiência de jogo muito mais realista. Pouco depois, surgiram igualmente duas das gigantes que ditaram as tendências dos videojogos durante muitos anos: Sega e Nintendo.
Na década de 1990, foram lançados alguns dos jogos que tornaram este setor milionário: Super Mario (Nintendo), Sonic (Sega), Doom e Warcraft (ambos para PC), entre muitos outros, tendo sido igualmente fundado um dos mais importantes players do ramo: a PlayStation.
A revolução da Internet
No início da década seguinte, assistimos à disseminação da tecnologia de ponta que veio revolucionar por completo o mundo em geral, mas também esta indústria em particular — a Internet.
Esta inovação aplicada aos jogos passou a permitir que se jogasse em rede, dando aos jogadores a oportunidade de competir com múltiplos adversários espalhados pelo mundo, a partir do conforto das suas casas. Além disso, possibilitou o desenvolvimento de jogos mais complexos e cujo enredo pode ser, em última instância, construído pelos próprios jogadores.
Ora, estes aspetos, a par da exponencial evolução a nível gráfico e a crescente mobilidade dos dispositivos de jogo, levou a uma crescente popularidade destes conteúdos.
Twitch e Esports
Pois bem, esta popularidade massiva dos videojogos suscitou o surgimento de vários fenómenos eminentemente sociais, como, por exemplo, o Twitch.
O Twitch é uma plataforma de streaming de jogos, atualmente com mais de 140 milhões de utilizadores, onde streamers e gamers amadores e profissionais se destacam pela sua popularidade e trocam experiências de jogo, angariando milhares de seguidores e patrocínios, que permitem a profissionalização.
Outro fenómeno totalmente decorrente da popularidade destes conteúdos são os esports. Os esports são um desporto de competição profissional, onde os jogadores têm disponíveis diferentes modalidades, entre elas jogos de combate, RTS (Real Time Strategy) ou FPS (First Person Shooter), entre outros.
Esta é uma modalidade com um número incrível de praticantes e seguidores e que move milhões, a nível global. Portugal não é exceção a esta tendência, contando a prática com uma federação própria e vários eventos, que reúnem centenas de adeptos e praticantes.
Ora, os esports são talvez a única dimensão do Gaming que saltou do ecrã para uma sala real, já que normalmente o movimento é inverso.
Efetivamente, em grande medida, o sucesso dos jogos resulta precisamente do facto de nos transportarem para os seus cenários, estejamos onde estivermos e quando quisermos, e de os podermos jogar em dispositivos cada vez mais portáteis.
iGaming
Ora, estes princípios que chamam cada vez mais fãs ao Gaming foram igualmente aplicados ao iGaming.
De facto, desde o início da década de 2000 que a disseminação da utilização da Internet fomentou o desenvolvimento de plataformas de jogos de casino com software que permite experiências de jogo extremamente realistas e o acesso a uma grande variedade destes conteúdos, dispensando a deslocação a uma sala de jogos real.
As plataformas de entretenimento online, por exemplo, permitem que os jogadores acedam a uma enorme diversidade de jogos clássicos como o Blackjack e às suas variantes (Blackjack de três lugares e Premium Blackjack) em qualquer dispositivo com ligação à Internet, em casa ou em qualquer lugar, em dispositivos móveis e smartphones.
Cumprem-se assim alguns dos requisitos mais relevantes para os utilizadores deste setor do entretenimento na atualidade: qualidade e diversidade de conteúdos (orientados para diferentes tipos de jogadores), experiências realistas e mobilidade e conforto de utilização.
O avanço tecnológico tornou os jogos cada vez mais semelhantes ao real e cada vez mais portáteis. Foi uma enorme evolução desde Spacewar! e com potencial para atrair cada vez mais adeptos, nas suas mais diversas variantes.