No que diz respeito à história do basquetebol, este desporto teve origem pelas mãos de um professor de educação física, canadense, em 1891. James Naismith, ao criar este desporto, teve como principal objetivo conseguir que os seus alunos aumentassem a sua coletividade entre si, através de um desporto menos violento, ao contrário do futebol americano.

Importante salientar, que nos dois primeiros anos, o basquetebol foi praticado com uma bola de futebol. Onde, apenas em 1984 foi desenvolvida uma bola exclusivamente dedicada a este desporto.

O Crescimento Global e Impacto do Basquetebol

Como já conseguiu entender, o basquetebol não foi sempre como o conhecemos atualmente, sendo que teve uma evolução e um desenvolvimento ao longo dos seus anos de existência. Com isto, conseguiu cativar cada vez mais público, tornando-se um dos jogos de pavilhão mais praticados e idolatrados pelo mundo inteiro, tal como o atrativo casino online bonus sem deposito.

Este crescimento a nível de público tem levado a um grande investimento, por parte de inúmeros países e federações, permitindo que alguns dos melhores jogos a nível mundial sejam jogados em diferentes cantos do mundo. Por exemplo, em janeiro de 2020, a cidade de Paris acolheu um jogo de NBA, pela primeira vez na história, entre as equipas Charlotte Hornets e Milwaukee Bucks.

Outro aspeto muito importante neste desporto é o impacto que consegue promover na sociedade, principalmente na América do Norte. Aqui, o basquetebol assegura inúmeras bolsas e apoios a milhares de famílias desfavorecidas para que as crianças consigam seguir os seus sonhos, como ser jogador de basquetebol profissional.

Técnicas e Fundamentos Essenciais do Basquetebol

Em qualquer desporto, a motricidade motora é essencial para um bom desenvolvimento de um jogador. Por essa razão, entender todas as técnicas associadas ao basquetebol é fundamental para adquirir determinadas habilidades essenciais do jogo. De seguida são indicados os fundamentos técnicos básicos do basquetebol:

  • Controlo sobre a bola - esta aptidão é essencial, pois o objetivo do basquetebol é colocar a bola onde deseja com a maior rapidez e simplicidade possível;
  • Driblar - com um bom drible, o jogador irá conseguir ultrapassar os adversários de forma eficaz;
  • Passe - este desporto é um jogo de equipa, por essa razão conseguir um bom passe é essencial para que a sua equipa tenha sucesso;
  • Lançamento - por fim, conseguir ter uma boa percentagem de lançamento é fundamental, pois é com esta técnica que a sua equipa conseguirá adquirir pontos.

Depois das técnicas estarem aprimoradas, é necessário entender as principais regras do jogo de basquetebol. Neste desporto existem duas equipas que competem entre si, sendo que cada equipa é formada por um máximo de 12 jogadores, em que 5 estarão na quadra. O campo deverá ter um comprimento de 28 metros por 15 metros de largura.

No que diz respeito ao tempo de um jogo de basquete, este pode variar consoante a liga que estão a jogar. Na maioria das partidas oficiais teremos 40 minutos de jogo divididos por quartos de 10 minutos, havendo um intervalo entre o segundo e o terceiro quarto. No entanto, na NBA os quartos são de 12 minutos.

Por outro lado, em relação à pontuação, os lançamentos podem valer:

  • 3 pontos - se o lançamento foi realizado atrás da linha dos três pontos;
  • 2 pontos - se o lançamento foi realizado dentro da linha dos três pontos;
  • 1 ponto - lançamento livre, que acontece quando existe uma falta para esse efeito ou uma falta técnica.

Um dado curioso, é que os jogos de basquetebol não podem acabar empatados. Por esta razão, caso duas equipas tenham a mesma pontuação no final do tempo regulamentar, será feito um prolongamento até que não haja mais empate. Este prolongamento tem a duração de 5 minutos, contudo, se persistir o empate, será dado mais um prolongamento até que haja desempate na pontuação.

Jogadores Lendários e Seus Legados Duradouros

Escolher os melhores jogadores de sempre do basquetebol não é uma tarefa fácil, contudo existem nomes memoráveis deste desporto que não podem ficar de lado. De seguida, estão reunidos alguns dos melhores jogadores de todos os tempos:

  • Michael Jordan: toda a gente já ouviu este nome em algum lado, estrela eterna dos Chicago Bulls, onde se tornou 6 vezes campeão da NBA e 5 vezes o Most Value Player. Jordan teve um enorme impacto no jogo, levando a inúmeras pessoas a começarem a visualizar e a idolatrar este desporto.
  • Kareem Abdul-Jabbar: este jogador é o líder da NBA no que diz respeito a MVP, conseguindo ganhar 6 distinções. Além disso, é o segundo maior jogador em termos de pontos e o primeiro em win shares.
  • Wilt Chamberlain: tem consigo muitos recordes da NBA, conseguindo números incríveis tanto em pontos como em ressaltos. Conseguindo, uns incríveis 100 pontos contra os New York Knicks em 1962.
  • Shaquille O’Neal: atualmente comentador, O’Neal arrecadou 4 vezes o título de NBA, foi considerado 3 vezes MVP das finais, esteve 3 vezes na melhor equipa defensiva e rookie do ano.
  • Kobe Bryant: 5 vezes campeão da NBA, 1 vez MVP, 2 vezes MVP das finais e 18 vezes All-Star, Kobe deixou um legado enorme no basquetebol mundial. Tanto por causa dos seus números, mas, também, pela sua enorme personalidade.

As Estrelas Atuais e o Futuro do Basquetebol

O basquetebol evoluiu imenso nas últimas décadas, permitindo o aparecimento de jogadores de enorme qualidade de diferentes nacionalidades. Por esta razão, nos dias de hoje, existem jogadores fora de série de diferentes países e nas mais diferentes ligas. Para além disso, o basquetebol americano já começa a ter em atenção os diferentes praticantes deste desporto em todo o mundo. 

Atualmente, existem algumas estrelas que vão ficar para sempre na história do basquetebol, como é o exemplo:

  • Lebron James: atual jogador dos Lakers e 4 vezes campeão da NBA, tornou-se no jogador com mais pontos de sempre na NBA, ultrapassando Kareem Abdul-Jabbar. Para além disso, é um jogador decisivo, como demonstrou nas diferentes finais que disputou.
  • Steph Curry: este jogador dos Golden State mudou por completo a forma de jogar basquetebol. Com a sua enorme precisão de lançamento de 3 pontos, levou a que todas as equipas de NBA tivessem que mudar as suas estratégias e fundamentos de jogo para conseguirem competir com ele.

Competições e Torneios Significativos de Basquetebol

Conseguir ser jogador profissional de basquetebol é um dos sonhos de muitas crianças, e, por isso, também pretendem jogar nas maiores ligas e competições do mundo inteiro. Nos dias de hoje a NBA, National Basketball Association, é considerada a maior liga do mundo.

No entanto, existem competições na europa que estão a melhorar a olhos vistos, como é o caso da Liga Espanhola ACB,Liga Sérvia, Liga Grega, entre outras. Para além disso, estes clubes europeus competem entre si numa Euroliga que apresenta um nível competitivo muito elevado.

Por outro lado, também existem competições de basquetebol a nível mundial bastante importantes. Como é o caso do campeonato do mundo e a competição dos Jogos Olímpicos.

Impacto Social e Cultural do Basquetebol

Os diferentes desportos vão muito além do que se passa apenas no jogo em si, e o basquetebol não é diferente. Todos sabemos que praticar atividades físicas é essencial para um bom desenvolvimento, tanto a nível físico como social. Desta forma, o basquetebol é um excelente desporto, que permite uma enorme inclusão social, mas, também, um sentido de disciplina, um discernimento no que diz respeito ao sentido de coletividade, entre outros.

Desta forma, se tem um filho e pretende que ele evolua e consiga benefícios com uma atividade física coletiva, o basquetebol é o desporto ideal. Conseguindo uma maior saúde, um maior bem-estar, e permitindo um convívio e um desenvolvimento social sem igual.