CR7 não teve uma má participação no Euro, porém todos sabemos que o seu padrão de exigência é bastante elevado. Isto ficou claro quando o avançado desperdiçou uma penalidade no prolongamento da partida frente à Eslovénia, nos oitavos, e desfez-se a chorar.
Aos 39 anos, é de se duvidar se o internacional português poderá estar presente no Mundial de 2026. O avançado já afirmou que este foi o seu último Euro, mas ainda não se manifestou a propósito de uma eventual aposentadoria da seleção.
Um rumor que se espalha pelo mundo é de que Cristiano Ronaldo estaria a adiar a sua aposentadoria para poder disputar uma partida oficial com seu filho, que tem atualmente 14 anos.
Rumores à parte, o que se sabe é que CR7 tem contrato até junho de 2025 com o Al Nassr, da Arábia Saudita. Ele renovará seu vínculo com o clube por pelo menos mais um ano para se manter ativo até ao Mundial?
A verdade é que, se Cristiano Ronaldo decidir jogar o Mundial, terá muitas chances de fazê-lo. O avançado, afinal, já mostrou inúmeras vezes, ao longo de sua carreira, que é capaz de conquistar aquilo que muitos acham impossível.
Disputar um Mundial com 41 anos seria apenas mais um de seus feitos. E, como todos sabemos, o internacional português sempre cuidou muito bem do seu corpo e é um atleta dedicado.
Recordes de Cristiano Ronaldo
Ao longo da sua carreira, Cristiano Ronaldo colecionou recordes e feitos incríveis. Para além das cinco Bolas de Ouro (apenas superadas por Lionel Messi), o avançado nascido na Madeira tem muitos outros motivos para se orgulhar.
Ele tornou-se o principal goleador da história do Real Madrid, da Liga dos Campeões e é o melhor marcador de sempre em jogos oficiais. Além disso, o avançado também é o jogador com o maior número de golos no campeonato Europeu de futebol.
História com a seleção de Portugal
Se Cristiano Ronaldo marcou o seu nome no futebol mundial, a sua história com a camisola da seleção portuguesa também é de sucesso.
O avançado integrou o plantel vice-campeão do Euro em 2004 e participou da campanha do Mundial de 2006, quando Portugal terminou na quarta posição.
Àquela altura, a seleção portuguesa ainda contava com jogadores como Rui Costa, Figo, Deco, Ricardo Carvalho e Pauleta. Entretanto, aos poucos, Cristiano Ronaldo tornou-se o grande protagonista da equipa e assumiu a responsabilidade com grande competência.
Foi sob sua liderança que Portugal conquistou o histórico título do Euro 2016, vencendo a França na final, com um golo agónico de Éder já no prolongamento. E mais uma taça viria na temporada 2018/19, quando a seleção portuguesa venceu os Países Baixos na final da Liga das Nações.
Portanto, embora o futebol seja um desporto coletivo, Cristiano Ronaldo é um indivíduo que merece um tratamento especial por tudo o que construiu com a seleção portuguesa. Se ele quiser disputar mais um Mundial e ainda estiver em boas condições físicas, seria importante que fosse convocado.
Claro que o craque não precisa ser titular absoluto, mas sua experiência e sua qualidade podem ser determinantes para mais uma campanha de sucesso de Portugal. Será que 2026 vai tornar-se o ano da última dança de CR7 com a camisa da seleção?