#1 Mantém o LinkedIn atualizado

Na fórmula para encontrar o emprego certo, a maior rede profissional não poderia ficar fora das contas. Com 500 milhões de utilizadores em todo o Mundo, o LinkedIn é utilizado pela maioria dos potenciais empregadores, na altura de avaliar os candidatos, de acordo com vários estudos. Por essa razão, é importante evitar perfis desatualizados ou incompletos, tendo o cuidado de garantir que a informação representa o percurso profissional. Mais importante ainda é evitar a criação de um perfil sem qualquer informação, tendo em conta que esta é a tua apresentação oficial.

 

career 3536331 1920

 

#2 Não mintas

Outra das prioridades deve passar pela não publicação de conteúdo falso. A tentação do exagero poderá estar presente, mas devemos ter em conta que muitos empregadores descartam candidatos, depois de verificarem se a informação publicada não corresponde à verdade. Toda a informação que coloques online poderá ser facilmente confirmada ou desmentida, estando à distância de um telefonema ou de uma pesquisa no Google. O que terá óbvias consequências na tua reputação e credibilidade.

 

#3 Mostra as tuas mais-valias

Especialistas em personal branding ou recrutamento destacam a importância de procurar a diferenciação. Ou seja, de construirmos perfis que reflitam as nossas características específicas, evitando copiar o que consideramos ser uma página eventualmente “eficaz”. Para encontrar estas mais-valias, será necessário um grau elevado de autoconhecimento, procurando, em última análise, identificar quais das tuas características mais valorizas.

 

hiring 3531130 960 720

 

 

#4 Escolhe a imagem certa

Um dos conselhos dos especialistas, relativamente à imagem, passa pela utilização da mesma fotografia em todas as plataformas em que estamos presentes. Esta é uma forma de criar a coerência associada a uma imagem profissional. Pela mesma razão, é importante evitar fotografias que poderão levar um empregador a desconsiderar o teu perfil. Ainda que seja importante que a tua foto reflita a tua personalidade, poderá ser importante ter em conta que a fotografia errada, juntamente com a sensibilidade específica do recrutador, poderá ser o entrave que te separa do teu emprego perfeito.

 

opportunity 3185099 1920

 

#5 Sê ativo

Mais do que estar presente nas várias plataformas online, a chave para encontrar o emprego certo poderá estar na construção de ligações. Esta é a forma de fazeres chegar o teu perfil às pessoas que te interessam. Isto poderá ser feito através da partilha de conteúdo, pelo aumento da rede de contactos ou pela interação com conteúdos publicados pelo empregador do teu interesse. Desta forma, poderás estar a mostrar, desde logo, competências como dinamismo, proatividade e resiliência.

 

#6 Estuda o empregador

No caso de encontrares o emprego que te interessa, estuda em profundidade a empresa ou instituição e a função a que te pretendes candidatar. Graças à muita informação disponível online, será possível saberes mais sobre o trabalho desempenhado, as pessoas que lá trabalham ou que contactos em comum poderão existir. Desta forma, poderás criar um plano de ação, fazendo com que o teu currículo e presença digital se enquadrem na perfeição para a vaga desejada.

 

Texto elaborado a partir de entrevista ao especialista em personal branding, Nelson Emílio.