Nem sempre é fácil saber por onde começar a procura pelas melhores oportunidades para quem quer seguir a carreira como freelancer. Com o objetivo de ajudar-te a iniciar este percurso, este artigo reúne algumas das principais plataformas onde podes encontrar propostas de emprego.

#1- Upwork

Posicionada como uma das maiores plataformas de trabalho remoto, a Upwork oferece ofertas em inúmeras áreas como design, marketing, tradução, contabilidade, advocacia ou ainda engenharia e arquitetura. Para ter acesso às oportunidades, deves fazer o seu registo e estar atento às publicações dos clientes com a descrição e o valor que estão dispostos a pagar pelo mesmo. 

#2- Remote Europe

Nesta plataforma, a pesquisa de oportunidades divide-se entre o nível de carreira do trabalhador, categoria e horário de trabalho, ou ainda do país ou organização na qual pretende trabalhar. No entanto, como o próprio nome indica, as ofertas são limitadas ao espaço europeu.

2compressed


#3- People per Hour

Fundada em 2007, a plataforma People per Hour funciona à base de contratações feitas à hora. O freelancer deve criar um perfil com alguns dados sobre o seu percurso profissional, juntamente com o portfólio, e indicar quanto é que pretende receber por cada hora de trabalho realizado. No final, os clientes dão uma classificação ao trabalhador em questão, e a avaliação média dos freelancers é apresentada no seu perfil.  

#4- Fiverr

Ao contrário das outras plataformas, a Fiverr permite aos freelancers exporem os seus projetos, facilitando o processo de captação de novos clientes. Além disso, oferece ainda a possibilidade de frequentar alguns cursos grátis e de receber conselhos sobre métodos de trabalho ou artigos específicos sobre diferentes áreas profissionais.

#5- Simply Hired

Uma das melhores coisas do Simply Hired é que podes procurar por ofertas de trabalho disponíveis na tua área de residência. Além disso, existe uma lista dos melhores salários e uma ferramenta para calcular o teu “salário”. Esta ferramenta é bastante útil para fazer uma comparação entre trabalhos específicos e escolheres o melhor para ti.

3compressed


#6- Workana

A Workana é uma plataforma não só para produtores de conteúdo, mas também para outros tipos de freelancers, como os da área de design, tradução, finanças e entre outros. Neste site, a empresa publica o projeto que deseja, além das caraterísticas e objetivos do trabalho. Os profissionais entram então em contacto com a empresa e mandam as suas propostas, incluindo o valor do serviço, o tempo para a conclusão da tarefa e o que o cliente solicite.

#7- Writer Access

Se queres tornar-te um escritor freelancer, o Writer Access é a melhor plataforma. Esta aplicação engloba todos os tipos de trabalhos escritos, como artigos online, estudos de caso, notícias, reportagens, entre outros. O site possui várias ferramentas, como análise de conteúdos, otimização de palavras-chaves e um planeador de conteúdo para que possas realizar um trabalho mais eficaz.