21 885 47 30 | geral@forum.pt

O Ciclo de Seminários “Agricultura Familiar, Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural” contempla três momentos em diferentes localidades.

 

O primeiro teve lugar no passado dia 18 de janeiro, na Guarda. O próximo, a realizar no dia 24 de janeiro, decorre em Viseu, na Aula Magna do IPV. O terceiro e último está agendado para Vairão, no dia 25 de janeiro.

O seminário de Viseu, a levar a efeito na próxima quinta-feira, 24, tem o seu início marcado para as 9:30h e conta com a presença de reputados especialistas nestas temáticas, distribuídos por quatro painéis: “Agricultura familiar e agricultura biológica: conceitos, práticas, experiências e dinamização dos agricultores”, “Agricultura familiar: do direito à alimentação até ao consumo”, Agricultura familiar e desenvolvimento rural, economia, sociologia e ambiente” e “World café: construir o futuro da agricultura familiar e da agricultura biológica. Problemas e soluções em grupo. Propostas de recomendações”. Antes da sessão de encerramento haverá ainda lugar para a apresentação das conclusões.

Numa altura em que, quer a nível nacional, quer internacional, surgem diversas iniciativas de promoção da Agricultura Familiar, como a aprovação do Estatuto da Pequena Agricultura Familiar em Portugal ou das diretrizes sobre a agricultura familiar na CPLP, importa partilhar experiências e conhecimento que possam contribuir para a melhoria deste setor, quer através do apoio à formulação de programas e políticas públicas, quer do empoderamento dos agricultores familiares e consequente contributo para a implementação da década da Agricultura Familiar.

É, assim, objetivo deste Ciclo de Seminários, promovido pelo Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade do Porto no âmbito do Projeto “Pontes entre a agricultura familiar e a agricultura biológica”, reunir especialistas de diferentes áreas e setores, promovendo a participação de investigadores, técnicos e agricultores nas temáticas relacionadas com a agricultura familiar, a sua importância e o seu papel societal, bem como discutir a sua proximidade à agricultura biológica e o seu enquadramento em termos de desenvolvimento rural.

 

Pub EF_2019_1
Pub FCT_Expo
Pub Opto
Últimas - ReDescobrir a Terra
ReDescobrir a Terra
09 Abril 2019

O empresário português Tiago Sá entrou recentemente na lista da revista Forbes “30 jovens europeus com mais potencial”. Diplomado pela Universidade do Porto, Tiago é cofundador da Wisecrop – empresa tecnológica que faz a diferença na vida de milhares de agricultores.

ReDescobrir a Terra
20 Março 2019

A Associação de Estudantes de Engenharia Florestal (AEEF) realiza um Workshop de Engenharia Natural, no dia 23 de março na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

ReDescobrir a Terra
18 Março 2019

Mãe e filho publicam guia sobre a plantação e cultivo de produtos biológicos “seja num quintal ou numa varanda”. Os materiais e as técnicas ideais são alguns dos destaques.