21 885 47 30 | geral@forum.pt

O Grupo AdP – Águas de Portugal lança o AQUAQUIZ, que se destina a fomentar a literacia ambiental. Até 17 de maio decorre uma competição nacional que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

Dirigido a alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, o AQUAQUIZ é concebido para ser jogado em ambiente de sala de aula no formato de “Tabuleiro Virtual”, acessível no endereço AQUI. O quiz é composto por perguntas relativas a diferentes dimensões da água, com dois níveis de dificuldade e abrangendo matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente.

Além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, o jogo está disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado em formato de “Batalha” entre dois jogadores. O AQUAQUIZ é gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha.

Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o jogo AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Grupo AdP a professores e comunidades educativas com vista a apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Neste contexto, destacam-se as ações e materiais desenvolvidos pelas empresas do Grupo AdP no âmbito dos seus programas regionais de educação ambiental e ainda o Centro de Educação Ambiental “Água a 360º”, localizado em Lisboa, onde é possível fazer visitas virtuais 3D às Fábricas de Água do Grupo AdP, nomeadamente a uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Pub FCH_2019
Pub IPSantarem
Pub ENEGI2019
Últimas - ReDescobrir a Terra
ReDescobrir a Terra
18 Setembro 2019

União em torno de uma estratégia para adaptar a agricultura e as florestas às alterações climáticas e mitigar os seus efeitos.

ReDescobrir a Terra
09 Setembro 2019

A Câmara Municipal de Arganil (CMA) em consórcio com a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), o Agrupamento de Escolas de Arganil, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas I.P. (ICNF) e a Junta de Freguesia de Benfeita, promove de 9 a 12 de setembro, a ação de formação ambiental “Exploradores - Exploradores@PPSerraAçor” 2019.

ReDescobrir a Terra
03 Setembro 2019

A12ª Edição das Conferências Vida Rural realiza-se a 10 de setembro, na Bibliotexa Municipal de Faro. A fruticultura ocupará lugar de destaque.