21 885 47 30 | geral@forum.pt

Mãe e filho publicam guia sobre a plantação e cultivo de produtos biológicos “seja num quintal ou numa varanda”. Os materiais e as técnicas ideais são alguns dos destaques.

«O que é a agricultura biológica?». Esta é uma questão à qual Miguel Maria Brito e Isabel de Maria Mourão dão resposta no seu novo livro, A Minha Horta É Biológica, uma aposta da editora Arteplural. A dupla mãe-filho está de regresso com um guia completo, simples e ilustrado, sobre a plantação de alimentos hortícolas, no qual revelam como cultivar produtos biológicos saborosos, saudáveis e ecológicos – seja num quintal ou numa varanda. O livro de 152 páginas tem ilustrações com a assinatura de Margarida Velez Fernandes.

De forma descomplicada, os autores, especializados em agricultura biológica, desvendam os segredos sobre a biodiversidade e o solo, sobre como fazer a compostagem, sobre materiais, características e técnicas, e também sobre o ciclo das plantas e o seu desenvolvimento. Miguel Brito (arquiteto paisagista) e Isabel Mourão (engenheira agrónoma) colocam assim à disposição todos os truques e ferramentas para planear e implementar uma horta, através de 43 fichas sobre plantas hortícolas, ervas aromáticas e flores comestíveis, com uma lista de características de cultivo mais frequentes e com todas as informações necessárias para que cresçam viçosas e deliciosas.

Benefícios biológicos

A Minha Horta É Biológica demonstra como é fácil cultivar alimentos fresquinhos e benéficos tanto para a saúde como para o planeta, juntando miúdos e graúdos num projeto familiar, divertido e amigo do ambiente. Trata-se da terceira investida de Isabel Mourão no universo editorial, depois de Horticultura Social e Terapêutica (igualmente concebido em parceria com o filho) e de Uma Horta em Casa.

O primeiro destes títulos aborda os programas de horticultura urbana, de educação ambiental e de apoio a pessoas idosas, com deficiência ou dependência, em instituições de saúde, de reabilitação psicossocial e de inclusão social. Estes programas têm por objetivo contribuir para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, nomeadamente da sua saúde física, mental e emocional. Uma prática que oferece oportunidades para a socialização, participação ativa e exercício físico, estímulo dos sentidos, da concentração e da criatividade.

Já o segundo título discorre sobre as vantagens de ter uma horta em casa. Que plantas se podem cultivar (hortícolas, aromáticas ou medicinais ou flores comestíveis); Como funciona o ciclo de vida das diferentes plantas; Quando, onde e com que utensílios as podes cultivar; Como fazer cultivo biológico (da sementeira à compostagem e ao tratamento de pragas e doenças) são algumas das questões abordadas, complementadas com indicações específicas para o cultivo de mais de 50 plantas, da abóbora aos cogumelos, do alecrim ao tomilho, ou da alegria-do-lar à verbena.

Pub Guia Pós-Graduações 2019
Pub Huawey PSmart+
Pub Guia Prático Estudante 2019
Últimas - ReDescobrir a Terra
ReDescobrir a Terra
11 Junho 2019

No terceiro e derradeiro dia do Agricool, a sensação de prova superada era notória. Para os 40 participantes, estar em Santarém e sentir o pulsar do sector agrícola foi «uma experiência inesquecível».

ReDescobrir a Terra
08 Junho 2019

Os jovens participantes do Agricool conheceram o Presidente da República na inauguração da Feira Nacional de Agricultura. Marcelo Rebelo de Sousa explicou aos alunos que este projeto da Confederação dos Agricultores de Portugal e da Forum Estudante é «uma ideia excecional».

ReDescobrir a Terra
07 Junho 2019

Quarenta estudantes do ensino profissional participam no programa residencial que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em parceria com a Forum Estudante promovem no âmbito da Feira Nacional de Agricultura. A Escola Superior Agrária do Politécnico de Santarém foi a anfitriã do primeiro de 3 dias de ações.