21 885 47 30 | geral@forum.pt

Escola de Pastores abre portas amanhã, dia 27 de setembro. Sabe tudo sobre este projeto que recebeu 160 candidaturas. 

Na Escola de Pastores, foram abertas 60 vagas para ensinar este ofício bucólico a novas gerações de empreendedores. As aulas decorrem nas escolas superiores agrárias de Castelo branco e de Viseu, bem como em explorações agropecuárias da Região Centro. Os finalistas podem candidatar-se a uma bolsa de 5 mil euros.

Fazer perdurar no tempo uma atividade que reflete parte relevante da identidade patrimonial, histórica e económica da Região Centro”. É desta forma que Cláudia Domingues, a presidente da InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, enquadra a criação projeto piloto, inserido num programa de valorização dos queijos DOP da Região Centro.

A Escola de Pastores pretende “cativar empreendedores que queiram dedicar-se à atividade da pastorícia”.  O objetivo final passa por “contribuir para o reforço e rejuvenescimento da atividade”. As aulas terão lugar nas escolas superiores agrárias de Castelo Branco e de Viseu, bem como em explorações agropecuárias dos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Penela, Oliveira do Hospital, Gouveia e Viseu – daí o seu caráter “itinerante”.

 

Apresentação pública da Escola de Pastores

 

A formação

O curso tem a duração de quatro meses, num total de 560 horas de formação, tanto teórica como prática. Os conhecimentos adquiridos pelos formandos dizem respeito a áreas como maneio sanitário, maneio reprodutivo, gestão da exploração, pastagens e forragens, silvo-pastorícia, ovinicultura e caprinicultura. Depois de concluído o curso, os 60 diplomados terão a oportunidade de se candidatar ao Vale Pastor – uma bolsa no valor monetário de 5 mil euros que implica a fixação na região.

Este programa envolve também a criação de uma bolsa de terras, visando a valorização dos queijos DOP da Região Centro. No consórcio colaboram ainda várias associações de produtores, escolas, os centros de tecnologia e as Comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões, das Beiras e Serra da Estrela, da Beira Baixa e da Região de Coimbra.

 

 

Pub Glion2
Pub Megafinalistas
Pub FINDE_U
Últimas - ReDescobrir a Terra
ReDescobrir a Terra
18 Outubro 2019

Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) leva a cabo a 3.ª edição deste curso de curta duração.

ReDescobrir a Terra
16 Outubro 2019

O projeto AgroGrIN Tech, da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, acaba de vencer o concurso Born From Knowledge Ideas, uma iniciativa da Agência Nacional de Inovação.

ReDescobrir a Terra
14 Outubro 2019

IPAM venceu a 8.ª edição do Concurso Universitário e Politécnico da Confederação dos Agricultores de Portugal – “Cultiva o teu Futuro” desenvolvendo um produto inovador no sector da apicultura que promove o aumento do consumo de mel.