21 885 47 30 | geral@forum.pt

A manhã do primeiro dia do Encontro Nacional de Gabinetes de Imagem e Comunicação continuou com a reflexão sobre a importância de análise de dados na definição de estratégias de comunicação. 

 “Vivemos numa sociedade que cada vez capta mais dados e guarda mais informação”, começou por salientar o orador Paulo Barreto, CBO da Fabernovel. A tendência, realçou, é que este conjunto de informação tenham dimensões cada vez maiores, com o desenvolvimento de possibilidades tecnológicas como a Internet das Coisas ou as ligações 5G.

Olhando ao contexto atual, destacou Paulo Barreto, o mercado de Big Data representa cerca de 50 mil milhões de dólares em todo o Mundo. Na base deste crescimento, está o aumento do poder de computação e da capacidade de armazenamento. Tendências que tendem a continuar. “Estamos na véspera de uma grande transformação tecnológica mundial”, reforçou o orador. 

GICOM2 2

As competências de dados são, por essa razão, das mais importantes numa empresa ou num decisor, considerou Paulo Barreto. Utilizando plataformas como redes sociais ou o Google AdWords, acrescentou, "é possível fazer uma segmentação” muito específica. No caso das instituições de ensino superior, é possível “fazer comunicação personalizada por região, tema ou idade” - variáveis de interesse redobrado para estas instituições. 

Para além da informação agregada pelo Facebook, o universo de Big Data permite também às instituições trabalhar “as suas próprias bases de dados”. Depois de realizado o upload, o Facebook cruzará a informação, criando uma “audiência de clientes”. Esta pode ser uma oportunidade, destacou o Chief Business Officer da Fabernovel, de obter melhor retorno de investimento, focando num público-alvo especializado. 

GICOM2 3

Outra das possibilidades passa pela reutilização dos dados de navegação. Através do uso de cookies, é possível “ir atrás” do visitante da nossa página, enviando anúncios personalizados. Para Paulo Barreto, esta segmentação é também interessante para o utilizador, “ao mostrar coisas que realmente interessam”, garantindo “uma melhor experiência”. O Google e o Facebook são, neste contexto, "os principais meios digitais" para alcançar os objetivos. "Utilizando esta plataformas terão reposta a 95% das vossas necessidades", concluiu. 

 

Pub Guia Prático Estudante 2019
Pub Huawey PSmart+
Pub Guia Pós-Graduações 2019
Últimas - G-icom
G-icom
18 Janeiro 2019

Os trabalhos do Encontro Nacional de Gabinetes de Imagem e Comunicação das Instituições de Ensino Superior continuam, na Foz do Arelho. A fechar a manhã, tempo para uma sessão sobre os serviços e ferramentas disponibilizados à comunidade académica pela Unidade de Computação Científica Nacional – FCCN.

G-icom
18 Janeiro 2019

Como podem as instituições de Ensino Superior otimizar a sua estratégia de mobile marketing no recrutamento de estudantes? Carolina Afonso, Diretor of Marketing da Konica Minolta, explica de que forma no segundo dia do 7.º G-icom – Encontro Nacional de Gabinetes de Imagem e Comunicação do Ensino Superior.

G-icom
18 Janeiro 2019

O segundo dia do encontro nacional especializado nas formas de comunicação das Instituições de Ensino Superior arrancou com a discussão sobre a utilidade dos bots.