Durante esta semana, o objetivo da Agricool Live passa por dar a conhecer as características do ensino agrícola (de nível secundário e superior) com visitas a escolas de vários pontos do país. Através de conversas com estudantes, professores e investigadores, o foco está em partilhar as características da vida de um estudante dos ensinos superior agrário e profissional agrícola.

Durante os lives realizados nas páginas de Facebook e Instagram da Forum Estudante, serão realizadas reportagens e entrevistas em direto com estudantes, professores e investigadores ligados a este tipo de ensino. Esta iniciativa da Forum Estudante e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) está inserida no programa Redescobrir a Terra.

A Agricool Live realiza-se de 6 a 10 de julho e, depois do ISA, visita a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, a Escola Superior Agrária de Santarém, a Escola Superior Agrária de Portalegre e a Escola Profissional Agrícolas D. Dinis, em Lisboa.

Ao segundo dia, a Agricool Live passou pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC). O primeiro direto contou com o acolhimento da diretora da escola, Vera Tita, que destacou as principais características da escola. Logo depois, o antigo estudante e professor da EPDRAC, Luís Cabaço, partilhou a sua experiência enquanto aluno, destacando o impacto da formação, nomeadamente, no prosseguimento de estudos no Ensino Superior.

 


Ainda durante a manhã, a Agricool Live passou pela Herdade do Papa Leite, para uma conversa com o recém-diplomado da EPDRAC que partilhou as suas motivações, experiência durante o curso e planos para o futuro profissional.



O último live fez-se a partir da Coudelaria Alter Real, onde a EPDRAC realiza atividades ligadas à sua oferta formativa ligada à técnica equestre. Os professores e estudantes partilharam algumas das principais competências, áreas do saber e saídas profissionais associadas a cada uma destas formações.




A Agricool Live continua amanhã, com uma visita à Escola Superior Agrária de Elvas do Politécnico de Portalegre. As tranmissões têm início marcado para a manhã, com vários momentos de reportagem ao longo do dia.