#1 Sabor e Nutrição
 

Uma vez que são produtos adaptados ao contexto da altura do ano, os produtos da época apresentam normalmente características superiores no que toca ao sabor, à frescura, ao odor ou à cor, por exemplo. Para além disso, este tipo de produtos é também, de forma geral, nutricionalmente superior, ao amadurecerem nas condições adequadas e necessitarem de uma menor intervenção na sua cultura, por exemplo.

#2 Preço 

O facto de um produto ser da época implica também que, em princípio, ele existirá em maior abundância. Este detalhe tem impacto a nível económico, ao resultar na diminuição dos preços destas frutas e legumes face a outros produtos. Esta vantagem económica resulta também da menor necessidade de implementação de processos de conservação e transporte, por exemplo. 

                                                                                                          

 vegetariano

 

#3 Impacto local  

Comprar e consumir frutas e legumes da estação é também ter um impacto positivo na comunidade envolvente. Isto porque este tipo de alimentos são produzidos, por norma, a uma menor distância do consumidor e dos locais onde são vendidos. Desta forma, é possível contribuir para o reforço da economia local, apoiando os produtores da região. 

#4 Sustentabilidade                                               

Numa altura em que o esforço para garantir a sustentabilidade do planeta é feito através de ações como a reciclagem ou a escolha de transportes menos poluentes, comprar e consumir fruta e legumes da época pode ter um impacto igualmente importante. Isto porque estes produtos possuem, por norma, uma pega ecológica inferior, ao necessitarem tendencialmente de menos transportes e produtos químicos. 

 Alguns frutos e legumes da época em Portugal


 

Inverno
Fruta: Amêndoa, Noz, Pinhão, Morangos, Banana, Laranja, Limão, Tangerina, Maçã, Pêra
 Legumes:: Repolho, Cebola, Abóbora, Alface, Cenoura, Beterraba, Nabo, Espinafre, Grelos, Espargos, Nabiças, Couve-lombarda, Couve Portuguesa, Couve-de-bruxelas  

Primavera 
Fruta: Ananás, Banana, Laranja, Limão, Maçã, Cereja, Alperce, Nêspera, Mirtilo, Morango, Tangerina               
Legumes:: Alcachofra, Agrião, Abóbora, Ervilhas, Courgette, Fava, Cebola, Espinafre, Grelos, Rúcula, Espargos, Cenoura, Nabiças, Funcho, Rabanete, Alface, Couve portuguesa, Couve lombarda, Couve-de-bruxelas 

Verão 
Fruta: Ananás, Banana, Amoras, Ameixa, Limão, Figo, Framboesa, Meloa, Melão, Melancia e Uvas
Legumes: Tomate, Alho-porro, Cebola, Courgette, Beringela, Chuchu, Pepino, Cenoura, Pimento, Feijão-verde, Milho-doce 

Outono
Fruta: Ananás, Banana, Laranja, Limão, Pêssego, Dióspiro, Romã, Pêra, Maçã, Castanha, Noz, Avelã, Amêndoa. 
Legumes: Abóbora, Funcho, Repolho, Tomate, Cebola, Courgette, Beterraba, Alface, Rúcula, Couve portuguesa, Couve-de-bruxelas, Nabo, Espinafre, Beringela, Rabanete, Pepino, Chuchu, Grelos, Nabiças.