21 885 47 30 | geral@forum.pt

O Centro Internet Segura explica-te tudo sobre este tipo de conteúdo que é "considerado ilegal, mesmo estando camuflado com humor". 

Discurso de Ódio são todas as formas de expressão que disseminam, incitam, promovem ou justificam o racismo, a xenofobia, o antissemitismo ou outras formas de ódio, baseadas na intolerância, incluindo comportamentos agressivos de nacionalismo e de etnocentrismo, discriminação e hostilidade contra as minorias, migrantes e pessoas estrangeiras. Esta é a definição utilizada pelo Conselho da Europa.

Durante o passado mês de maio e até às eleições europeias, que decorreram entre 24 e 26 de maio, o Centro Internet Segura, participou e divulgou, nas suas plataformas sociais, a campanha europeia #WeDeserveBetter, em português #MerecemosMelhorTiraoOdiodaConversa

Dadas as características e consequências reais do discurso de ódio, importa debate-lo, dar-lhe visibilidade e encontrar estratégias para a sua erradicação. Este tipo de discurso é malicioso e expressa atitudes discriminatórias e intimidatórias que antagonizam um grupo com uma ou mais caraterísticas especificas (género, raça, religião, etnia, tom de pele, nacionalidade, deficiência ou orientação sexual).

 

Tal como o bullying, tem como principal objetivo causar sofrimento, desumanizar, assediar, intimidar, rebaixar, degradar e vitimizar o seu grupo alvo. O discurso de ódio pode ser disseminado em diferentes canais, nomeadamente, a Internet. Este tipo de conteúdo é considerado ilegal, podendo ser camuflado com humor e constar em texto, imagem e áudio.

E a solução?

smiley 2979107 1920

A prevenção deste fenómeno, passa por envolver e educar todas as gerações, especialmente as mais jovens, para a cidadania e o respeito pelo outro, capacitando-as para identificar e denunciar atitudes extremistas e valorizar atitudes de coesão que se opõem a este tipo de discurso.

O Consórcio do Centro Internet Segura disponibiliza gratuitamente o serviço da Linha Internet Segura, uma linha de denúncia de conteúdos ilegais online, nomeadamente o discurso de ódio. Assim, caso tenhas conhecimento de um conteúdo que consideres ser discurso de ódio, recolhe todas as mensagens/publicações/registos das comunicações associadas a este conteúdo e submete a denúncia em https://linhaalerta.internetsegura.pt/

Para mais informações, visita o site do Centro Internet Segura: https://www.internetsegura.pt/noticias/como-se-sentiria-se-algu%C3%A9m-lhe-falasse-assim

 

Pub Guia Pós-Graduações 2019
Pub Guia Prático Estudante 2019
Pub Huawey PSmart+
Últimas - ROOT
Saberes
07 Junho 2019

O Centro Internet Segura explica-te tudo sobre este tipo de conteúdo que é "considerado ilegal, mesmo estando camuflado com humor".