21 885 47 30 | geral@forum.pt

Entrar no Ensino Superior pode significar grandes mudanças, nomeadamente de morada. Deixamos-te sete conselhos que podem facilitar a tua adaptação.

Vai acabar a comidinha dos papás? E os frigoríficos recheados, prontos a serem pilhados a meio da noite? E as camisas e vestidos lavados e passadas a ferro? Nada temas. A mudança pode ser grande, mas há dicas que te ajudam no período de adaptação.

1) Procura a casa ideal
Se fores para a mesma cidade com um grupo de amigos, tudo poderá ser mais fácil. Em conjunto, a busca pode ser facilitada. Por outro lado, se tiveres familiares na cidade para que vais estudar, podes começar por ficar com eles, até encontrares o teu próprio espaço.
Pode também dar-se o caso de não contares com nenhum tipo de apoio. Contudo, não desesperes. Dirige-te à instituição de ensino superior que vais frequentar e verifica se não existem espalhadas pelos corredores propostas de arrendamento de casas. Por norma, vais encontrar anúncios para quartos, apartamentos ou casas que fiquem perto da escola e que sejam apenas destinados a estudantes universitários. Tens ainda a possibilidade de te candidatar a uma residência universitária: prepara a tua candidatura bem cedo para que consigas tratar tudo a tempo.

2) Enfrenta o fogão
Não entres em pânico se não souberes sequer acender o fogão. Esta é a tua oportunidade para dominar a arte da culinária. Podes sempre recorrer ao clássico do take-away e da comida congelada mas há limite para o número de pizzas, lasanhas e cannelonis congelados que conseguimos aguentar. Utiliza a internet, nomeadamente o Youtube, para encontrar receitas fáceis e baratas que te podem ajudar no período de adaptação à cozinha. Se tudo falhar, recorre ao kit de emergência da maioria dos estudantes – as cantinas universitárias.

luggage 1081872 960 720

 3) Controla os gastos
Nesta fase em que conquistas a tua independência, é importante que consigas gerir as tuas finanças, enfrentando despesas fixas, expectáveis e inesperadas com mestria. Começa por arranjar um mealheiro (variante “porquinho” é opcional) para acumular alguns trocos que te sobrem ocasionalmente. Outra dica é que, quando saíres à noite, leva uma quantia fixa de dinheiro contigo, repetindo para ti próprio a frase: “não vou levantar dinheiro, não vou levantar dinheiro, não vou levantar dinheiro”. Na mesma linha, vai às compras de barriga cheia, para evitar a compra de guloseimas várias como chocolates, gomas, bolachas, gelados e afins. E, já agora, leva um saco de viagem com tupperwares, sempre que fores a casa, para trazeres mantimentos.

4) Estuda o terreno 
Prepara os teus trajetos habituais. Percebe quanto tempo vais demorar entre a tua casa e os principais pontos pelos quais passarás: cantina, aulas, etc… Tenta perceber se a distância é passível de ser feita a pé ou, em alternativa, de bicicleta. Na tua tarefa de orientação, podes sempre com a ajuda do Google Maps ou aplicações do género, que te oferecem as diferentes opções (transportes públicos, a pé ou de carro). Mas se o teu problema for mesmo um percurso longo, ou se gostas de dormir aqueles 5 minutos extra, o passe mensal de transportes públicos é uma das melhores opções. pexels photo 1682694

5) Mantém-te ligado
Tens uma lágrima no canto do olho? Quase sentes falta dos teus pais? Para evitar que a nostalgia te apanhe desprevenido, podes sempre fazer uma conta de facebook à tua avó, instalar o whatsapp à tua mãe, ou, se te sentires com coragem, instalar o skype no computador ao teu pai. Com sorte, ao fim do dia, selfies da família inteira.

6) Vai passear!
Aproveita a oportunidade de estar numa cidade que não conheces e… vai conhecê-la! Descobre os locais que caracterizam a tua nova terra, afinal de contas, se tudo correr bem, vais passar algum tempo por aqui. Espreita as agendas culturais do sítio onde te encontras e procura ir a concertos, ao cinema, assistir a grupos de teatro amador, aos museus… No fundo, aproveita esta mudança o melhor da melhor maneira, através de uma postura ativa.

pexels photo 1082380

7) Dá-te a conhecer
O melhor conselho que te podemos dar, para uma adaptação bem-sucedida é… conhece novas pessoas. Com amigos, tudo se torna mais fácil. Se fores uma pessoa naturalmente introvertida a melhor forma será encontrares uma atividade que te permita fazer novos conhecimentos: seja ela um jogo de futebol à quinta-feira ou um clube de xadrez às segundas de manhã. Gostas mesmo é de ficar em casa a ver uma série ou a jogar? Bem, tens sempre a possibilidade de convidar colegas e amigos para ir até tua casa. Afinal de contas, há poucas coisas, na vida de estudante, como em todas, que não melhorem com companhia.

Pub Lisboa Games Week
Pub Glion2
Pub FINDE_U
Últimas - Acesso Superior
Acesso Superior
22 Fevereiro 2019

Entrar no Ensino Superior pode obrigar a alguma ginástica... de orçamento. Trazemos-te 7 formas de poupar. 

Acesso Superior
20 Fevereiro 2019

Precisas de um apoio financeiro? Há bolsas, apoios, empréstimos e direitos que te podem ajudar, na tua caminhada para o Ensino Superior. Conhece aqui algumas das tuas opções.

Acesso Superior
20 Fevereiro 2019

Acabaste o ensino secundário e chegou uma nova fase na tua vida: Cansado da burocracia? Intrigado com o processo? Confuso com as datas? Nós damos-te uma ajuda.