21 885 47 30 | geral@forum.pt

Acabaste o ensino secundário e chegou uma nova fase na tua vida: Cansado da burocracia? Intrigado com o processo? Confuso com as datas? Nós damos-te uma ajuda.

A tua média
Ao longo do processo de escolha de um curso, tenta calcular a tua média, para teres, à partida, uma noção das metas a atingir. Dessa forma, vais poder gerir o teu tempo entre a fase do estudo e a do relaxamento. Com esta avaliação, ficarás a saber qual é o esforço extra que será necessário, caso a média seja muito elevada, para o curso que queiras. Para consultar as médias do ano anterior, basta utilizares a barra "Pesquisa aqui o teu futuro", disponível em forum.pt.

A tua senha
A aquisição da tua senha de candidatura não é tão complicada como te pode parecer. Basta ires até ao site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e, na área de Acesso ao Ensino Superior, requisitar a tua senha de acesso. Em princípio, irás encontrar um formulário com vários campos para preencher, entre eles o número de identificação e os dígitos de controlo do cartão de cidadão, também o e-mail, entre outros. Assim que submeteres todos os dados que te foram pedidos, serão enviadas para o email que indicaste todas as informações que precisas para finalizar o pedido e ainda poderás imprimir o recibo correspondente. Para o caso de não receberes estas respostas, podes sempre recorrer ao site da DGES e verificar o separador “Consultar o Estado do Pedido”.

12377184 xl

A tua ficha ENES
Este é um documento que te vai ajudar na candidatura ao Ensino Superior, ao te informar sobre as provas de ingresso válidas, bem como sobre a tua conclusão e classificação do ensino secundário. Depois de teres realizado a 1ª fase dos exames, se ficaste aprovado a todas as disciplinas e exames obrigatórios, podes requisitar a tua ficha ENES na secretaria da tua escola. Este é um documento muito importante, porque contém também um código de ativação indispensável à validação da candidatura online.

A tua candidatura
Um dos passos mais importantes diz respeito à escolha da instituição onde queres entrar. Vais verificar que terás seis opções à tua escolha. Mas é importante que tenhas em atenção que a primeira opção da tua lista deve ser a tua principal preferência. Independentemente de teres nota para entrar em dois ou até mais cursos dos que escolheste, apenas serás colocado na primeira opção da tua lista. Quando preencheres a candidatura online, verifica se à frente de cada curso que inseriste no sexto passo, aparece a nota com que te estas a candidatar (ou seja, a tua média do secundário e a nota das provas de ingresso desse curso em obtiveste melhor classificação). Se em vez da nota, aparecerem letras, verifica se tomaste todos os passos corretos. Isso pode significar que não tens condições de acesso para te candidatares a esse curso em específico. Se for esse o caso, basta substituir essa opção por outra. Isso pode ocorrer porque não foi realizada uma prova de ingresso obrigatória ou porque não foram preenchidos os pré-requisitos.

As tuas dúvidas
Estavas embrulhado nos teus pensamentos noturnos e concluíste que afinal não queres Medicina e preferes Engenharia? Não vale a pena desesperar e entrar em pânico até porque, durante o período das candidaturas a até o prazo terminar, podes ter acesso à plataforma e modificar a tua candidatura. Nesse entretanto, só não te esqueças de imprimir o recibo. A única candidatura válida será sempre a mais recente, ou seja, a última que foi submetida no portal.

Ainda com alguma dúvida? Não te preocupes, é só voltares ao site da DGES (Estudantes>Acesso ao Ensino Superior>Contactos) e consultar a Lista de Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior de todo o país. Depois, é só verificar qual o que está mais próximo da tua localidade e deslocares-te até lá, para tirares tudo a limpo. 

 

Pub Lisboa Games Week
Pub FINDE_U
Pub Glion2
Últimas - Acesso Superior
Acesso Superior
22 Fevereiro 2019

Entrar no Ensino Superior pode obrigar a alguma ginástica... de orçamento. Trazemos-te 7 formas de poupar. 

Acesso Superior
20 Fevereiro 2019

Precisas de um apoio financeiro? Há bolsas, apoios, empréstimos e direitos que te podem ajudar, na tua caminhada para o Ensino Superior. Conhece aqui algumas das tuas opções.

Acesso Superior
20 Fevereiro 2019

Acabaste o ensino secundário e chegou uma nova fase na tua vida: Cansado da burocracia? Intrigado com o processo? Confuso com as datas? Nós damos-te uma ajuda.