21 885 47 30 | geral@forum.pt

Quais os benefícios da prática de extracurriculares para o teu crescimento? Trazemos-te algumas respostas.

Há cerca de 100 anos, alguns investigadores opunham-se à prática de atividades extracurriculares, por considerarem que eram prejudiciais ao desenvolvimento dos alunos. Contudo, conforme relembra Anabela da Cunha na sua tese de mestrado sobre os benefícios destas atividades, “a opinião dos educadores alterou-se nas primeiras décadas do século XX”, passando estas, desde aí, a ser consideradas relevantes no progresso de crianças e adolescentes.

Definidas como as atividades sem caracter obrigatório, realizadas de forma paralela e simultânea às atividades escolares, as atividades extracurriculares estão associadas, conforme explica Anabela da Cunha, a um maior “ajustamento emocional, nomeadamente maior autoestima e menos depressão”. Outros estudos apontam ainda outros benefícios associados a esta prática: menor abandono escolar, desenvolvimento de competências transversais, menores comportamentos de risco e melhor capacidade de socialização.

pexels photo 1164763

Os estudos do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da autoria da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, também confirmam o efeito positivo destas atividades no desempenho dos alunos. Ao longo dos diversos países da OCDE, “o tipo e a oferta de atividades extracurriculares varia bastante mas a sua ligação com um melhor desempenho dos alunos é constante”, pode ler-se num relatório do PISA.

Tal como relembra a OCDE, a variedade de escolhas no campo das atividades extracurriculares é imensa, sendo que alguns autores as dividem em: Atividades Sociais, Desporto, Artes Performativas, Atividades da Escola e Clubes Académicos. Aqui ficam alguns exemplos de estudantes que as praticam.

 

Pub ENEGI2019
Pub IPPortalegre
Pub FCH_2019
Últimas - Estudar
Estudar
09 Maio 2019

Uma das causas para o insucesso escolar é a ineficácia no estudo. Encontrar estratégias de motivação e de rentabilização pode resolver esse problema. Mas há outras dicas preciosas para que não te sintas assoberbado nesta reta final do presente ano letivo.

Estudar
20 Março 2019

Em Psicologia da Aprendizagem, Diana Dias analisa as motivação e dificuldades na forma como hoje adquirimos conhecimentos. O livro desvia o foco do ensino e centra-se na aprendizagem.

Estudar
22 Fevereiro 2019

Conciliar uma formação avançada com o emprego é uma opção tomada por muitos estudantes. Conheces os teus direitos?