21 885 47 30 | geral@forum.pt

O co-studying é uma tendência crescente que já leva ao aluguer de espaços em países como a Noruega ou o Brasil. Conhece alguns dos benefícios.

Aqueles que optam por estudar em grupo têm tendência para serem mais produtivos, aborrecerem-se menos e tornarem-se pessoas mais informadas, dada a variedade de perspetivas e opiniões dentro do coletivo. Conhece algumas das vantagens do co-studying – uma tendência que já aluga espaços físicos em vários países, como é o caso da Noruega e do Brasil, ao estilo dos espaços de coworking. Mas podes começar por praticar no aconchego do lar doce lar, nas instalações da tua escola ou até mesmo ao ar livre, assim o bom tempo o permita.

Menos oportunidade para procrastinar
Procrastinar é “deixar para depois”, “adiar”, algo que tendemos naturalmente a fazer caso estudemos sozinhos e não acompanhados. Os grupos de estudo não te permitem abusar desta prática, uma vez que se reúnem a horas e dias fixos. Isto, a não ser que faltes descaradamente aos encontros, mas aí vais ter de explicar aos teus colegas que história é essa de “te baldares”. Estas sessões regulares têm a vantagem de te ajudar a não cair na armadilha de estudar apenas em véspera das provas.

Aprendizagem mais rápida e diversa
Sempre que não perceberes uma matéria, há de haver alguma mente mais iluminada no grupo disposta a ajudar-te, dando-te as explicações necessárias, como se tivesses cinco anos. Assim, escusas de perder tempo em buscas na Internet (já para não falar em livros e manuais), onde ainda corres o risco de ficar mais baralhado com a informação que julgas saber. Na versão contrária, em que tu é que “és barra” numa disciplina ou assunto, ajudar os demais só pode reforçar o teu conhecimento em jeito de revisão da matéria dada. Quanto às novas perspetivas, quando se estuda sozinho, estamos reduzidos aos nossos neurónios e alegadas certezas, não há com quem debater ideias. O invulgar será que, no coletivo, não coexistam diferentes opiniões sobre a mesma temática. Isso será útil para te alargar horizontes e aumentar o teu poder de argumentação e oratória.

pexels photo 1068523

Desenvolver aptidões sociais
Se tiveres alguém ao teu lado, é normal que estudar se torne menos aborrecido e monótono. Podes sempre trocar comentários, mesmo sobre outros assuntos que não o de estudo (ai, o namoro…), desde que não te distraias demasiado, claro. Estudar em grupo também pode ser um bom ensaio para aquilo que, quase de certeza, o futuro te reserva: trabalhar em grupo. A tua capacidade de socialização pode ser decisiva em contexto laboral. O mesmo se poderá dizer da tua capacidade de fuga/gestão/resolução de conflitos.

Pub IPSantarem
Pub
Pub Guia Prático Estudante 2019
Últimas - Estudar
Estudar
09 Maio 2019

Uma das causas para o insucesso escolar é a ineficácia no estudo. Encontrar estratégias de motivação e de rentabilização pode resolver esse problema. Mas há outras dicas preciosas para que não te sintas assoberbado nesta reta final do presente ano letivo.

Estudar
20 Março 2019

Em Psicologia da Aprendizagem, Diana Dias analisa as motivação e dificuldades na forma como hoje adquirimos conhecimentos. O livro desvia o foco do ensino e centra-se na aprendizagem.

Estudar
22 Fevereiro 2019

Conciliar uma formação avançada com o emprego é uma opção tomada por muitos estudantes. Conheces os teus direitos?