21 885 47 30 | geral@forum.pt

O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa apresenta a 3 de junho um conjunto de medidas para o Ensino Superior. É uma das 7 universidades europeias envolvidas no projeto SAGE.

Para tal, irá propor a adoção de uma Carta de Princípios, elaborada no âmbito do projeto SAGE (Systemic Action for Gender Equality), para marcar o compromisso das instituições com a igualdade de género e o seu contributo para a mudança institucional. O ISCTE-IUL é uma das sete universidades europeias parceiras deste projeto e uma das instituições que já subscreveu a Carta de Princípios. A apresentação dos resultados do projeto SAGE decorrerá no ISCTE-IUL, no âmbito do Dia do SAGE, evento dedicado à igualdade de género, organizado pelas sete universidades que integram este projeto internacional financiado pela Comissão Europeia, e que tem como objetivo implementar Planos para a Igualdade de Género nas instituições de ensino superior. Além da divulgação das medidas que resultam do Plano para a Igualdade de Género do próprio ISCTE-IUL no Dia do SAGE serão também apresentadas outras parcerias nacionais no âmbito do Horizonte 2020, o maior programa europeu de investigação e inovação de sempre, promovidas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho e pelo Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra.

O último painel terá como objetivo a apresentação de políticas implementadas por instituições como o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, algumas delas com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Entre outras medidas adotadas pelo ISCTE-IUL e que serão reveladas em detalhe no Dia do SAGE, destacam-se ainda a criação da disciplina, comum a todos os cursos, de Introdução ao Género e Políticas para a Igualdade, a integração de estatísticas desagregadas por sexo nos relatórios o?ciais do ISCTE-IUL, bem como a elaboração de um Manual de Boas Práticas para o recrutamento e seleção de estudantes de pós-graduação.

No Dia do SAGE, a sessão de abertura do evento contará com intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Pedro Dominguinhos, e da Reitora do ISCTE-IUL, Maria de Lurdes Rodrigues, com a sessão de encerramento a ?car a cargo da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro. O consórcio do projeto SAGE, composto por sete universidades europeias é coordenado pelo Trinity College Dublin - Trinity Center for Gender Equality and Leadership, sendo ainda integrado, além do ISCTE-IUL, pela Queen´s University Belfast, International University of Sarajevo, Kadir Has University (Istambul), Science Po Bordeaux e University of Brescia. 

Pub Guia Pós-Graduações 2019
Pub FCH_2019
Pub
Últimas - Eventos
Eventos
17 Julho 2019

O Instituto Politécnico de Setúbal estará mais uma vez presente no evento que, este ano, decorre entre 20 de julho e 4 de agosto, no Parque Santiago (Manteigadas).

Eventos
16 Julho 2019

O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia organiza, a 17 de julho, a 1.ª mostra de jogos criados por estudantes universitários. Entre as 14h e as 20h, no Campus de Santos (Lisboa)

Eventos
28 Junho 2019

O Politécnico de Lisboa é co-organizador do XXIX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, que se realiza entre 3 a 5 de julho de 2019.

A iniciativa conta com as presenças do secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, entre outras figuras do meio académico dos PALOP. O evento decorre no Campus de Benfica do IPL, na Escola Superior de Música de Lisboa, e tem como tema Arte e Cultura na Identidade dos Povos, subtemas: Arte e Cultura; Saúde e Tecnologia; Educação e Coesão Social e Comunicação e Política, num total de 120 comunicações.  

Para Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa, “tendo o IPL a internacionalização como um dos seus eixos estratégicos, é quase obrigatório apostarmos na realização deste encontro também para a avaliação de novas parcerias e acordos de cooperação com instituições de países presentes". Do programa do encontro fazem parte sessões paralelas nas quais participam também docentes do Politécnico de Lisboa, assim como vários momentos culturais que mostram aos participantes o potencial das Escolas Artísticas de Música, Dança e Teatro e Cinema.  

Durante o Encontro será ainda entregue o Prémio Fernão Mendes Pinto, que distingue uma dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, defendida durante o ano civil anterior. O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de oito mil euros a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a Comunidade os Países de Língua Portuguesa ao autor premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Instituto Camões.

A AULP- ONG internacional que promove a cooperação entre Universidades e Institutos Superiores, com mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor e Macau). A sua missão é facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo. Tem ainda um importante papel na dinamização da rede de universidades de língua portuguesa em valorizar as diversas culturas, aproximar as dinâmicas científicas, multiplicar os intercâmbios nos domínios do ensino e da investigação científica, consolidar as parcerias estratégicas e ampliar o papel da língua portuguesa como animador qualificado desta comunidade.

É atualmente presidida por Orlando da Mata, reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, no Lubango, Angola. Além deste encontro a AULP é responsável por várias iniciativas das quais se destacam o Prémio Fernão Mendes Pinto; a Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP); e o Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Muito recentemente a AULP criou o Programa Mobilidade AULP para o intercâmbio de alunos entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM). O programa arrancou com 66 instituições de ensino superior dos RAEM e China.