21 885 47 30 | geral@forum.pt

A equipa Formula Student Lisboa do Instituto Superior Técnico (IST) apresentou oficialmente o seu 9º carro de competição – o FST 09e – que representará aquela Instituição na Formula Student, a maior competição do mundo para alunos de engenharia.

O protótipo, 100% elétrico e 100% português, conta com o apoio de oitenta empresas patrocinadoras, uma das quais a Novabase como principal patrocinadora desde 2010. Este ano a equipa portuguesa irá representar o IST em três das mais importantes competições do ranking mundial de Formula Student: FS East, no circuito Zalaegerszeg (Hungria), FS Germany, no circuito de Hockenheimring (Alemanha), e FS Spain, no circuito da Catalunha (Espanha). As competições terão lugar entre 17 a 21 de julho, 5 a 11 de agosto, e 20 a 25 de agosto, respetivamente.

Com quatro motores elétricos, o FST 09e atinge uma velocidade máxima de 107 km/h e apresenta um chassis monocoque em fibra de carbono pré-impregnada.
“O FST 09e teve como objetivo de design o aumento de fiabilidade de modo a potenciar o tempo de testes e por consequência chegar às competições com uma melhor preparação e maior conhecimento do carro. É um orgulho para nós e um desafio tremendo regressar à prova alemã, bem como estrearmo-nos na FS East”, afirma Henrique Karas, Team Leader da FST Lisboa.

Transmissão da cerimónia de apresentação do novo modelo


Carro novo, a mesma mais-valia

O novo carro do FST 09e foi apresentado dia 26 de junho, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico completamente repleto. Na abertura da sessão, o Presidente do Técnico, Arlindo Oliveira começou por dar os parabéns à equipa por mais um carro, sublinhando que “a Formula Student é um grande valor acrescentado para a imagem da escola”.

“Isto é brutal!”, foi assim que João Nuno Bento, CEO da Novabase, definiu o projeto. Na sua intervenção, destacou que participar no Formula Student “é um excelente investimento que fazem” e que pode fazer a diferença num currículo. “O facto de estarem na Formula Student diz que a pessoa sabe o que é um projeto, sabe o que é trabalhar em equipa, sabe o que é ter um deadline, ensina as pessoas o que é responsabilidade”, sublinhou.

A FST Lisboa é a equipa de Formula Student do Técnico Lisboa, constituída por 40 estudantes de 5 cursos de engenharia diferentes. O projeto foi criado em 2001 e conta com 9 carros construídos: 3 movidos a combustão interna e 6 totalmente elétricos.


Pub IPSantarem
Pub IPPortalegre
Pub FCH_2019
Últimas - Estudantes
Estudantes
24 Julho 2019

Uma escola secundária de Taiwan defende a ideia de uniformes sem género. A novidade é válida para 2 mil alunos a partir do próximo ano letivo.

Estudantes
24 Julho 2019

Pedro Rocha, do 1.º ano do Curso Técnico Superior Profissional de Design de Calçado, venceu o concurso “Free Your Mind”, organizado pela empresa Vapesol.

Estudantes
18 Julho 2019

A ELSA (European Law Students’ Association) Coimbra organiza, entre os dias 21 e 28 de julho, a terceira edição da Summer ELSA Law School (SELS), no âmbito dos Direitos Humanos.