21 885 47 30 | geral@forum.pt

A AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) acaba de abrir as candidaturas para mais uma edição do programa de estágios internacionais remunerados, com a duração de 6 a 9 meses.

Este projeto abarca mais de 80 países, envolvendo empresas portuguesas e estrangeiras de todas as áreas profissionais. Até 10 de outubro, os jovens licenciados em todas as áreas de formação, e que tenham até aos 29 anos, podem candidatar-se para abraçar um novo desafio no estrangeiro e partirem numa aventura profissional para um destino desconhecido. 

Segundo Maria João Bobone, responsável pelo programa INOV Contacto, “algo que diferencia este de outros programas existentes no mercado é o fator surpresa. Quando um candidato se inscreve, não pode escolher o seu destino, já que é à equipa do INOV Contacto que compete fazer o match entre o candidato e a empresa. É uma situação que implica um voto de confiança por parte dos candidatos, mas para aqueles jovens que se encontrem altamente motivados para vivenciar algo de diferente e não se sintam condicionados por uma ideia pré-estabelecida, poderão beneficiar de uma experiência única no estrangeiro proporcionada pela AICEP ”.

“Os dados da AICEP mostram que 95% dos participantes aceitam e consideram uma enorme mais-valia a experiência de estágio que lhes foi proporcionada, reconhecendo, muitos deles, que foi esta aposta no desconhecido que os levou a decidir abraçar o desafio que definitivamente marcou e mudou as suas vidas para melhor”, conclui.

Em 23 edições, o INOV Contacto já levou 6 mil jovens a estagiar em mais de 1.100 empresas e organizações espalhadas por 82 países, em locais tão variados como Estados Unidos, Espanha, Brasil, Moçambique, China, Reino Unido, Namíbia, Gana, Cazaquistão, Irão. Nas primeiras 4 semanas após concluírem o estágio, 60% dos participantes encontra emprego, seja na empresa de acolhimento ou numa nova entidade.

Além de assegurar as viagens de ida e volta entre Portugal e o país de destino, o Programa atribui aos estagiários uma bolsa de formação mensal, subsídio de refeição e ainda um subsídio de alojamento que varia entre os 1.500 e os 1.800 euros líquidos, de acordo com o índice de custo de vida da ONU, publicado para os países de destino.

Com 200 vagas abertas para 2020, as candidaturas decorrem no site do INOV Contacto de 10 setembro a 10 de outubro. Durante este período os jovens poderão ver respondidas todas as suas questões em duas sessões de esclarecimento que se realizarão em Lisboa (18 de setembro) e no Porto (25 de setembro), a partir das 15h nas instalações da AICEP das respetivas cidades, e para as quais também se podem inscrever online ou simplesmente aparecer. 

Além do comprovativo de licenciatura (com mestrado integrado se for o caso), é obrigatória a apresentação de um certificado de nível de inglês no ato de candidatura. Não estarem a estudar ou a trabalhar no momento em que são convidados e aceitam integrar o programa são outros requisitos necessários. O INOV Contacto inicia-se com um seminário de práticas internacionais durante o qual os jovens recebem formação de apoio à experiência que irão realizar, que culmina com o momento de divulgação dos seus destinos, a que se segue a partida à aventura, fora do território nacional.

Este Programa promovido pela aicep Portugal Global, é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), pelo Portugal 2020 e pela União Europeia. Recentemente, venceu o galardão nacional European Enterprise Promotion Awards (EEPA) e foi distinguido pela Comissão Europeia como um dos melhores projetos europeus que contribui para o desenvolvimento económico e do emprego das regiões.

Pub Lisboa Games Week
Pub Megafinalistas
Pub Glion2
Últimas - Mobilidade
Mobilidade
10 Outubro 2019

O Instituto Politécnico de Setúbal foi palco da assinatura de um memorando de entendimento que marca o nascimento da Aliança de Cooperação Escola-Empresa da Oficina Lu Ban Portuguesa, encetando uma nova fase na vida desta oficina tecnológica, inaugurada em dezembro de 2018 no âmbito de uma parceria com o Governo da província chinesa de Tianjin.

Mobilidade
08 Outubro 2019

Quatro alunos da Escola Profissional de Engenharia Elétrica e Tecnologias de Informação Heinrich Emanuel Merck, em Darmstadt (Alemanha), estão a realizar um estágio profissional de 3 semanas na Câmara Municipal de Lagoa, cno âmbito do projeto Erasmus + «KA1 – Projeto de Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem».

Mobilidade
30 Setembro 2019

No âmbito da sua estratégia de internacionalização, o ISEG tem vindo a captar cada vez mais professores e alunos estrangeiros, que constituem cerca de 20% do número total de estudantes.