Já estamos em março e o temido mês está quase a chegar: o mês dos exames nacionais. A forma como se estuda para os exames nacionais é muito variada. Há quem estabeleça um período de tempo todos os dias para rever a matéria. Há quem faça um estudo concentrado nas semanas que antecedem a prova. Independentemente da tua opção, o importante é que te prepares para este importante momento. Tendo isto em vista, descobre 8 técnicas de estudo para organizar a tua rotina e te ajudar a alcançar a nota que pretendes.


#1 Resumos

Os resumos são clichês, mas são eficazes e salvam a vida de muitos estudantes. Podem ser  utilizados para qualquer matéria, das línguas  às ciências e podem ser feitos em forma de lista ou em forma de texto. Escrever um resumo é escrever a informação que aprendeste por palavras tuas e, embora possa parecer algo extremamente simples, pode ajudar-te a perceber que a matéria nem era tão difícil.


#2 Estudo intercalado

Às vezes, por mais que estudes, uma matéria específica parece não fazer sentido. Quando isto acontecer, o melhor é parar um pouco e avançar para outra matéria ou disciplina. O estudo intercalado ajuda a tua concentração a não desvanecer, porque não deixa que o cérebro se acostume a um assunto específico. Isto acaba por funcionar como um estímulo e um auxílio à concentração.

testesCompressed


#3 Mapas mentais

Os mapas mentais são feitos a partir de um tema, seja uma palavra ou uma frase, no centro de uma folha. A partir do tema inicial, são criados acessos que se relacionam entre si, gerando subdivisões interligadas. Os alunos mais criativos costumam utilizar esta técnica de estudo, porque é algo que lhes dá liberdade artística. Ao criar uma representação visual da matéria que está a ser estudada é também, muitas vezes, uma maneira de compreender de forma mais abrangente o que está a ser estudado.


#4 Auto-explicação

A auto-explicação ajuda-te a entender a matéria e ainda te prepara para apresentações orais. Tal como nos resumos, a auto-explicação consiste na explicação da matéria, pelas tuas palavras. Podes ficar de frente para o espelho ou para alguém de confiança, enquanto auto-explicas a matéria, em palavras e em voz alta. Para utilizares este método, terás de pensar como um explicador, o que te obriga a consolidar a matéria aprendida, bem como as ligações entre os vários elementos. Existe ainda a vantagem de conseguires compreender rapidamente as partes da matéria em que tens mais dificuldades.

autoCompressed


#5 Pomodoro

A técnica de pomodoro divide os períodos de trabalho em 5 minutos de pausa para cada 25 minutos de estudo. Alguns estudos afirmam que o cérebro humano só consegue estar concentrado entre 30 e 90 minutos, por isso os intervalos são importantes quando se está a estudar. O excesso de informação afeta a capacidade de concentração do cérebro e prejudica a produtividade do aluno. Na preparação para os exames nacionais, pode existir a tentação de fazer longos períodos de estudo intensivo. Contudo, as pausas frequentes podem fazer a diferença.


#6 Podcasts

Se tens maior facilidade em aprender enquanto ouve explicações, há imensos podcasts feitos para te ajudarem. Podes utilizar estes podcasts a qualquer hora, em qualquer lugar nas plataformas digitais como o YouTube, o Spotify, entre outras. Conhece alguns podcasts que te podem ajudar a estudar através deste artigo da Forum Estudante.

podcastCompressed



#7 Flashcards

Os flashcards são cartões pequenos em que há uma questão na frente e uma resposta atrás, para memorização, e são muito utilizados nos Estados Unidos da América (EUA). O processo pode ser feito em conjunto ou individualmente. Este método é mais utilizado pelos alunos nas disciplinas científicas, tendo em conta que são áreas com foco na memorização e fixação de conteúdos. Independentemente desta ligação, o trabalho de preparar perguntas e respostas poderá ser útil em qualquer área do saber.


#8 Testes práticos

Agora que fizeste os resumos, intercalaste matérias, criaste mapas mentais, fizeste pausas, ouviste explicações e amassaste os flashcards todos, talvez seja hora de treinar um pouco e pôr em prática, tudo o que aprendeste. Se estiveres a estudar para os exames nacionais, podes sempre ter acesso aos modelos de prova dos anos anteriores no site do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa), ou utilizar o  simulador de exames que a LeYa disponibiliza no seu site.

A simulação prática da prova é muito importante para saberes se estás realmente preparado. Para realizar estes testes, é melhor desligar o telemóvel, ficar longe de distrações e cronometrar o tempo que demoras a concluir.