#1 Xiuhtezcatl Martinez

 

xiuhtezcatl martinez now 1568826356847


Tema: Clima
País: Estados Unidos da América

Idade: 22 anos

A greve estudantil pelo clima começou com Greta Thunberg e um cartaz, em agosto de 2018. Durante os meses que se seguiram, milhões de estudantes e simpatizantes da causa saíram à rua, solidarizando-se com a mensagem do movimento. Anos antes, em junho de 2015, o adolescente americano Xiuhtezcatl Martinez, então com 15 anos, discursava perante as Nações Unidas, alertando para a necessidade de “ação imediata” relativamente às alterações climáticas:O que está em causa, agora mesmo”, realçou o jovem, “é a existência da minha geração”.  

 

 

Xiuhtezcatl Martinez em 2016, com 16 anos, fala sobre a emergência climática

 

Desde 2014, Xiuhtezcatl é um dos diretores do projeto Earth Guardians (Guardiões da Terra) – uma plataforma internacional que se define como um conjunto de “ativistas, artistas e músicos de todo o Mundo” com o objetivo comum de “colaborar para defender o nosso planeta”. De acordo com o site do projeto, existem equipas locais em 61 países, num total de 450 campanhas de ação direta que chegaram a um total de 54 milhões de pessoas

A organização ganhou notoriedade em 2015, quando 21 dos seus membros processaram o governo federal dos Estados Unidos da América, “exigindo mais esforços no que diz respeito à mudança climática”. A música é uma parte importante da ação deste adolescente: juntamente com o seu irmão (Itzcuauhtli Martinez) forma a dupla de hiphopEarth Guardians”. O seu primeiro álbum – Generation Ryseassume como objetivo “emancipar a juventude para uma Terra sustentável”.  


Clica nas setas abaixo para continuar a ler.