#1 Myspace

 

myspace

 

Fundação: agosto de 2003 

O fundador do Myspace, Tom Anderson, é, ainda hoje, uma das caras mais conhecidas da internet. Depois de criares uma conta neste rede social, Tom era o primeiro contacto da tua rede de amigos. O crescimento, depois do seu lançamento em agosto de 2003, foi muito rápido: em 2006, tornou-se mesmo o site mais visitado nos Estados Unidos, ultrapassando o Google. No seu pico, entre 2007 e 2008, o Myspace era considerada a rede social mais utilizada do mundo, contando com cerca de 100 milhões de utilizadores.

Pouco depois, contudo, perderia o trono para o Facebook, para nunca mais o recuperar. A partir daí, esta rede social especializou-se no mundo da música e no contacto entre projetos musicais (sobretudo nos géneros de hip-hop e rock) e foi, gradualmente, perdendo espaço e utilizadores, tendo sido alvo de várias aquisições, ao longo dos anos.

Em 2019, um acidente levou a que grande parte dos conteúdos e músicas alojados nos seus servidores fossem apagados.  Atualmente, o MySpace ainda existe, registando cerca de 7 milhões de visitas mensais, de acordo com a empresa.  

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#2 Hi5

 

hi5 04 tn 660x432

 

Fundação: junho de 2004

O lançamento ocorreu alguns meses depois da fundação do Facebook mas, em certos países, esta rede social começou por ganhar a corrida. Portugal foi mesmo um dos países onde o hi5 foi mais popular, juntamente com alguns países da América Latina.

O seu pico registou-se em 2007, sendo destacado, durante a Web Summit desse ano, como o décimo maior site do Mundo. O hi5 permitia a partilha de estados, interesses e fotos, bem como a criação de redes de contactos e de grupos. Outra das icónicas possibilidades desta rede social era a “classificação” dos amigos (obtida através da coleção de fives).

Recentemente, o hi5 foi adquirido pela empresa MeetMe e centrou o seu conceito no dating, descrevendo-se como “a rede social para conhecer novas pessoas”. 

 
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#3 Orkut

 

e654eaf97befc7b45c9432f50595902b gpMedium

 

Fundação: janeiro de 2004

A primeira rede social do Google durou 10 anos. Lançado depois de uma aquisição falhada do Friendster (e um mês antes do Facebook), o Orkut cresceu sobretudo no Brazil – em 2006, do total de 15 milhões de utilizadores registados, 11 milhões viviam neste país.

Algumas das funcionalidades mais apreciadas eram as comunidades, os scraps (uma espécie de recados enviados), a possibilidade de criar um avatar (o “buddy poke”). O seu declínio começou em 2011 e, um ano depois, seria ultrapassado pelo Facebook, como rede social mais utilizada pelos brasileiros.

Em 2014, a Google anunciou o encerramento definitivo desta rede social que chegou a contar com 300 milhões de utilizadores.   


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes. 


 

#4 Windows Live Messenger

 

msn messenger

 

Fundação: 13 de dezembro de 2005

Se foste utilizador, ouvir os sons do MSN Messenger é uma injeção de nostalgia garantida. Este serviço de mensagens instantâneas foi fundado em 2005 pela Microsoft, adaptando o anterior serviço MSN Messenger.

Em 2009, mais de 330 milhões de pessoas utilizavam o Windows Live Messenger, por mês, em 76 países e 48 línguas. A adição de amigos à tua lista fazia-se através de convite. Depois de “iniciar sessão” podias falar com os teus contactos, enviar fotografias, vídeos, “toques” e até “winks” – animações que surgiam no ecrã de chat.

Depois de uma fusão com o Skype, em 2011, a Microsoft decidiu encerrar o Messenger definitivamente, dois anos depois.