A app pretende desmistificar a ideia de que os acidentes só acontecem aos outros e assim reduzir o número de acidentes rodoviários. Risco sobre Rodas, o nome da app gratuita disponível na Google Play Store, conjuga ao segundo dezenas de fatores, como a idade do condutor, as horas de descanso, a velocidade a que segue, o tipo de veículo, as condições meteorológicas ou o histórico de acidentes em cada metro da estrada que conduz, e durante toda a viagem informa os passageiros o quão distantes ou próximos estão de ter um acidente.

A aplicação informa o condutor sobre o nível de risco a que está exposto através não só de cores (a verde representa um risco baixo, a amarela um risco médio e a vermelha um risco elevado) como também de uma escala de zero a 100, sendo que o zero representa um risco nulo e o 100 um aviso muito sério. Para ajudar a consciencializar o condutor de que está num contexto de risco elevado, ou seja, na passagem de amarelo para vermelho, a app emite ainda um som de alerta.

Para além da aplicação móvel, os seis estudantes do 3º ano do curso de Engenharia de Computadores e Telemática do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) desenvolveram ainda um website (http://riscosobrerodas.atnog.org).

O site permite ao utilizador ver o seu histórico de viagens, incluindo mapas dos trajetos dos percursos já realizados com as cores associadas ao risco a que esteve exposto, estatísticas pessoais tendo em conta os dados das viagens feitas e ainda estatísticas gerais diárias e anuais relativas aos acidentes rodoviários em Portugal.

Podes descarregar a app aqui https://play.google.com/store/apps/details?id=pei2015drivingrisk.drivingrisk

{module Always On}

{module Pub}