Devido à importância que têm, existem cada vez mais bootcamps para aprender programação em Lisboa. Seja para adquirir ou atualizar conhecimentos, existem ofertas para todos os gostos, por isso, às vezes a escolha acaba por ser mais difícil.

 

5 bootcamps para aprender programação em Lisboa

Se pretendes de entrar neste mercado, mas estás com dificuldades em saber por onde começar, o principal conselho é que comeces por experimentar alguns cursos online gratuitos. Depois, quando souberes de que efetivamente gostas, passa para bootcamps.

 

1. Wild Code School, um dos principais bootcamps para aprender programação em Lisboa

Com mais de uma década de experiência e com mais de 20 campus espalhados pela Europa, o curso de programação em Lisboa da Wild Code School acaba por ser um dos mais prestigiados por quem quer seguir a área da Tecnologia. Mas a par dos seus cursos presenciais, este bootcamp de programação em Lisboa tem também alternativas de aprendizagem à distância, isto é, remote learning.

Na sua sede, na Rua do Conde de Redondo 145, em Lisboa, esta escola oferece bootcamps em programação de 19 semanas (720 horas) em regime full-time ou part-time remoto.

Uma vez passados no processo de seleção, os candidatos passam por um bootcamp para trabalhar as suas hard-skills. Assim, ao longo do período formativo, os formandos irão aprender várias linguagens de programação, tais como Javascript, HTML, CSS, React, Redux, Node, SQL, NoSQL, GIT. + Curso de Data Analytics Phython e R. 

Embora não garanta emprego após a conclusão do curso, a Wild Code School acompanha os alunos na procura de emprego, preparando-os, entre outros, para entrevistas técnicas e motivacionais. Além disso, a escola também envia os CV's dos formandos para a sua rede de empresas parceiras.


2. <Academia de Código_>

Esta startup de Impacto Social, criada em 2015, é um dos bootcamps para aprender programação em Lisboa que tem como objetivo aumentar a empregabilidade através da formação na área da programação. Assim sendo, os principais destinatários são desempregados ou pessoas que queiram fazer uma reconversão profissional. 

Apesar de ter uma forte presença na capital, a <Academia de Código_> tem bootcamps em regime full-time no Porto, em Aveiro, no Fundão e nos Açores, na Ilha Terceira, com uma duração de 14 semanas. Além disso, contam ainda com dois campus internacionais na Cidade da Praia, em Cabo Verde, e em Utrecht, nos Países Baixos.

A fase de candidatura a estes bootcamps é gratuita e, numa primeira fase, remota. Nela o candidato tem de completar um conjunto de etapas na “n01r”, a plataforma própria da <Academia de Código_>. Depois, já presencialmente, há uma entrevista, aula de demonstração e novo desafio de programação.


3. Le Wagon

Este bootcamp de programação em Lisboa está disponível em full-time (9 semanas + career week) ou part-time (24 semanas + career week). Nele, os alunos desenvolvem aplicações web a partir do zero.

Depois do processo de seleção, que inclui uma entrevista e a conclusão do curso de Ruby de 9 horas, os estudantes terão contacto com outras tecnologias como, por exemplo, Javascript e React JS.

 

4. ITUp

Esta é uma escola especializada em formação na Plataforma OutSystems, cujo objetivo é o reskilling e o upskilling. Por isso, a ITUp, em Linda-a-Velha, disponibiliza vários bootcamps de programação adequados para qualquer pessoa. As únicas condições é que tenham capacidade de raciocínio lógico e dominem o inglês.

Estes bootcamps estão disponíveis em full-time, das 09h às 18h, ou pós-laboral, em formato e-learning, com sessões com o formador das 18h30 às 21h30.

Além de Portugal, a ITUp conta com escritórios em Singapura, e com uma rede internacional de parceiros, que incluem universidades portuguesas.

 

5. Ironhack

Com origem espanhola e fundada em 2013, a Ironhack começou a disponibilizar bootcamps para aprender programação em Lisboa em 2018. A principal missão desta escola é promover a metodologia de ensino que incentiva os alunos a aprenderem por si mesmos, isto é, a fazerem.

Quanto aos cursos, o full-time dura 9 semanas e o part-time 24 semanas, ambos com mais de 400 horas de formação. Após a sua conclusão, há uma semana de apoio profissional aos alunos com workshops externos e com o apoio de um career advisor, de modo a que possam estar preparados para integrar o mercado de trabalho.

Para concorrer à Ironhack, os alunos devem ter mais de 18 anos. Além disso, devem ter um nível intermediário de inglês falado e escrito e completar com sucesso o processo de admissão.