Começou hoje a Semana Aberta FCCN, uma iniciativa virtual que dará a conhecer mais sobre a atividade e serviços da Unidade FCCN. No arranque desta iniciativa, a primeira visita virtual foi realizada por cerca de 20 estudantes da Escola Profissional Val do Rio, que puderam conhecer um pouco mais o trabalho desta unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que é responsável pela gestão da rede nacional de investigação e ensino, a RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade).

Na receção aos visitantes, Sofia Gonçalves, do serviço de Comunicação da FCCN, explicou aos alunos o que é exatamente a Unidade FCCN, detalhando a importância do trabalho que desenvolve. Desta forma, foi possível ficar a conhecer os diversos serviços prestados pela FCCN, nomeadamente aqueles que mais relevo têm para os estudantes, como são exemplos a eduroam, o Colibri, o Filesende, a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) ou o Educast.

 

 

A Unidade FCCN define como outro dos objetivos desta iniciativa virtual levar aos estudantes mais informação sobre as qualificações e percursos profissionais nas áreas das TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica). Nesse sentido, depois do primeiro momento de acolhimento, o especialista nos sistemas de pesquisa do Arquivo.pt, André Mourão, apresentou-se e descreveu o seu percurso académico, explicando como as suas escolhas o conduziram até hoje e oferecendo alguns conselhos aos alunos. 

Depois, André Mourão apresentou o Arquivo.pt, um serviço da Unidade FCCN que tem como função preservar sítios web, para referência futura e para fornecer recursos de investigação. Esta ferramenta tem arquivadas páginas da web (principalmente páginas portuguesas) desde 1996.

 

 

 
 

No final da sessão, houve tempo ainda para um pequeno desafio, em que os alunos puderam responder a algumas perguntas, sendo que os três alunos vencedores vão poder receber merchandising da FCCN. A Semana Aberta FCCN continua até sexta-feira, com uma visita diária de estudantes do ensino secundário e profissional. A sessão de quarta-feira será transmitida na página de Facebook da Unidade FCCN.

Para saber mais sobre os serviços da Unidade FCCN utilizados pelos estudantes portugueses, clica aqui.