Diana Domingues, gestora deste projeto promovido pela FORUM em comunhão com outros parceiros institucionais, não tem tido mãos a medir na 12.ª edição da Futurália. Quem visita o nosso stand na FIL não resiste a conhecer o projeto ReDescobrir a Terra e, pelo caminho, a levar para casa ou para as suas escolas um bolbo de alface para plantar. Esta é só uma forma de explicar a professores e alunos o conceito por de trás deste programa que visa desenvolver uma estratégia nacional e um programa de ações, tendo em vista a sensibilização e a capacitação dos jovens portugueses para a importância do setor agrícola, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável para Portugal.

rdt 1

 

O projeto abarca alunos do 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade e anualmente tem o seu momento auge no Dia Nacional da Agricultura na Escola (DNAe), que em 2019 se celebra a 22 de maio. Neste âmbito, as escolas são convidadas a desenvolver atividades de divulgação deste tema junto dos seus alunos, dentro do seu espaço físico. O tema inspirador da presente edição são os Laticínios depois de no ano passado ter sido a Água. Nas edições de 2017 e 2018 participaram 210 e 231 escolas, respetivamente.

O DNAe conta com o envolvimento de um conjunto de parceiros, nomeadamente da CAP e respetivas Associações de Agricultores, da Direção Geral de Educação, de Instituições de Ensino Superior e da Associação Portuguesa de Escolas Profissionais.

rdt 2