"Numa altura em que viver entre quatro paredes se tornou no novo dia-a-dia, é importante não esquecer de que nós continuamos a precisar de mundo". É desta forma que a Associação Gap Year Portugal enquadra o lançamento da nova edição do seu concurso que vai atribuir uma bolsa de 5.000 euros (no caso de a candidatura ser individual) ou 6.500 euros (em caso de candidatura conjunta) a quem apresentar o melhor projeto de gap year.

As candidaturas abriram a meio de março e estão abertas até dia 4 de julho. Sob o mote "Dá uma Volta ao Teu Mundo", o desafio proposto pela associação é que os jovens organizem "um plano detalhado do seu gap year, e expliquem o que gostariam de fazer durante um ano sabático, especificando os lugares e o tipo de experiências nas quais gostariam de se envolver, desde voluntariado a estágios".

Os candidatos devem ter entre os 18 e os 27 anos e terem concluído um ciclo de ensino (secundário ou superior) este ano ou no anterior.

 

O que é um Gap Year?


Fazer um gap year (ano sabático) é um conceito que começa a entrar, cada vez mais, nos planos dos jovens portugueses. Sabe mais sobre esta opção.


 

 

“Depois de uma pandemia sem precedentes, e entre as várias dúvidas que essa mesma pandemia trouxe, há uma certeza que permanece: precisamos do mundo", garante a presidente da associação, Joana Dâmaso, que considera que, mais do que nunca, o gap year "adquiriu um papel preponderante no futuro dos jovens".

"A liberdade que nos foi limitada deu-nos a certeza de que precisamos de experienciar mais, conhecer mais , viver mais. E o Concurso da Gap Year Portugal 2021 pretende ser a rampa de lançamento para um futuro mais”, reforça Joana Dâmaso.

Para saber mais sobre este desafio, clica aqui.